14 de abril de 2013

Mercedes confirma carro abaixo de R$ 100 mil no país, o novo Classe A

A Mercedes-Benz confirmou nesta quarta-feira (3) que o novo Classe A custará R$ 99.900 na versão Style e R$ 109.900 na configuração topo de linha Urban. O carro chega às lojas em 10 dias e será o único no atual portfólio da marca no Brasil a custar menos de R$ 100 mil, apesar de ficar apenas R$ 100 abaixo dessa faixa.

De acordo com o gerente sênior de vendas e marketing da Mercedes, Dirlei Dias, a meta é vender 2 mil unidades do modelo neste ano, sendo 80% da versão mais completa, a Urban. "Queremos atingir um público mais jovem do que aquele que compra o Classe B, mais versátil para uma família", explica o executivo. O discurso também é usado pela matriz para promover outro lançamento, o cupê CLA, que também é esperado para o Brasil.

À noite, a empresa afirmou que planeja mais 15 lançamentos para este ano no país, entre novos modelos e novas versões.
 
O 'novo' mercado
Modelo de entrada da marca alemã no país até então, o Classe B, citado por Dias e lançado no ano passado, custa a partir de R$ 104,9 mil. Esse preço foi divulgado em março, após corte de 9,49% que a Mercedes diz ser resultado de "benefícios fiscais do governo às empresas que participam do programa Inovar-Auto" (o novo regime automotivo).

Mercedes Classe A (Foto: Divulgação)O Classe A chega para ser o carro mais "barato" da marca e concorrerá com os alemães Audi A3, que chegará neste semestre, e BMW Série 1, cujos preços foram recentemente reduzidos e agora começam abaixo de R$ 90 mil, mas também entra no "mundo" de Hyundai Veloster, Citroën DS4, Volkswagen Fusca, entre outros chamados carros de imagem.

A versão de entrada do A200 tem grade dianteira na cor do carro, detalhe cromado lateral, roda aro 16, farol de neblina e acabamento interno em tecido.

A topo de linha conta com grade dianteira cromada no primeiro plano e prata no segundo, roda de 17 polegadas, farol de bi xenônio com LED, luzes diurnas, lanterna traseira em LED, escape duplo, volante multifuncional com acabamento em couro perfurado, painel em branco com ponteiros vermelhos, saída de ar-condicionado com acabamento cromado, moldura cromada, acabamento interno em couro, banco concha e luzes indiretas de LED amarelo internamente (17 pontos de iluminação dentro do carro). Nenhuma delas conta com GPS integrado.

O Classe A é equipado com um motor 1.6 turbo de 156 cavalos e um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Segundo a marca, vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e chega à velocidade máxima de 224 km/h. Quanto às suas dimensões, são 4,29 m de comprimento, 2,02 de largura e 1,43 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 341 litros.

Marcas de luxo mudam preços
A chegada do Classe A acirra a concorrência no mercado de luxo brasileiro. No mês passado, Mercedes e BMW divulgaram redução de preços porque passaram a participar do novo regime automotivo, o Inovar Auto, atendendo a regras do governo que oferece, em troca, desconto no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A Mercedes foi habilitada no Inovar Auto como fabricante, pois produz caminhões e ônibus no país. A BMW também entrou para o novo regime automotivo nessa condição porque irá construir sua primeira fábrica brasileira, em Santa Catarina, conforme anunciou no ano passado.

A Mercedes estuda voltar a produzir carros no Brasil, o que fez entre os anos 90 até o início dos anos 2000. A estratégia também é avaliada pela Audi. A marca do grupo Volkswagen já foi habilitada no Inovar Auto, mas como importadora. A operação no Brasil, atualmente, é feita sem qualquer ligação com a VW. Porém, a marca deverá decidir ainda neste mês se voltará a investir em produção local, conforme informou o presidente da Audi do Brasil, Leandro Radomile, no mês passado ao G1. De qualquer forma, a Audi reagiu nesta semana anunciando também uma redução de preços de seus carros.
Colaborou: Rodrigo Mora

Mercedes Classe A (Foto: Divulgação)
Mercedes Classe A (Foto: Divulgação)

[Autoesporte]

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