30 de setembro de 2012

Toyota lança carro elétrico que chega a 125 km/h e custa US$ 46 mil

Como base para sua nova gama de veículos movidos a energias renováveis, a Toyota apresentou nesta segunda-feira (24), em Tóquio, no Japão, o carro elétrico eQ. Utilizando como base o modelo com motor à combustão iQ, a fabricante criou um compacto que pode atingir 125 km/h. O eQ possui motor elétrico que gera 64 cavalos de potência máxima e 16,6 kgfm de torque.
Toyota eQ (Foto: AP Photo/Koji Sasahara)
Toyota eQ foi apresentado nesta segunda-feira (24) (Foto: AP Photo/Koji Sasahara)

De acordo com a marca, cerca de 100 unidades serão vendidas, a partir de dezembro, no Japão e nos Estados Unidos. O veículo será destinado a autoridades governamentais e clientes especiais frotistas; o preço sugerido no Japão é de US$ 46 mil.

Com autonomia de 100 km, o eQ leva de 3 horas a 8 horas para carregar completamente sua bateria de íon-lítio. A Toyota afirma que o eQ realiza o melhor consumo elétrico do mundo.
Takeshi Uchiyamada, vice-presidente da Toyota, mostra o eQ (Foto: AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO)
Takeshi Uchiyamada, vice-presidente da Toyota, mostra o eQ (Foto: AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO)
 
O modelo é compacto e possui 3,11 metros de comprimento, 1,68 metros de largura e 1,53 metros de altura. Seu entre-eixos é de 2,00 metros e o peso de 1.080 kg. Segundo a Toyota, o eQ pode levar até quatro passageiros.
eQ chega a 125 km/h, diz a Toyota (Foto: YOSHIKAZU TSUNO / AFP)
eQ chega a 125 km/h, diz a Toyota (Foto: YOSHIKAZU TSUNO / AFP)
 
Planos 'verdes' da Toyota
Além de apresentar o eQ, a fabricante aproveitou para traçar planos sobre futuros modelos elétricos e híbridos. Nos Estados Unidos, a Toyota começa a vender este mês uma versão elétrica do SUV Rav-4, desenvolvida em parceria com a americana Tesla. Para 2015, a marca japonesa prepara um veículo movido à célula de combustível.

Até 2015, a meta da empresa é lançar 21 novos modelos híbridos, em reposta à demanda por veículos que realizem consumo de combustível eficiente, informa a empresa.

[Autoesporte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.