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Avatar foi um dos pioneiros da técnica motion capture // Crédito: Divulgação
A técnica 'motion capture' é apontada como a responsável por uma
verdadeira revolução no mundo dos efeitos especiais. Registrando
movimentos e expressões faciais de atores, é possível construir
personagens com essas informações. Você, com certeza, já viu esta
tecnologia 'em ação', em Avatar, de James Cameron e em Os Vingadores, no
Hulk, por exemplo. Mas o que vem em seguida? Existe um próximo passo ou
chegamos ao topo da montanha do cinema?
Eric Barba,
responsável pelos efeitos especiais de "O Curioso Caso de Benjamin
Button", comenta que em vez dos efeitos digitais serem colocados apenas
na pós-produção do filme, eles podem ser pensados desde o início. Até
porque, a partir de agora, filmes que contam com efeitos especiais serão
80% digitais. O supervisor de efeitos especiais da empresa Weta
Digital, Wayne Stables, acrescenta que a tecnologia deve caminhar para
que os diretores sejam capazes de capturar cada vez mais informação
durante a filmagem - mesmo que seja um efeito digital.
Como
assim? Ele exemplifica: ao filmar uma cena com um raio, o raio pode ser
reproduzido no próprio estúdio, com a ajuda de novos equipamentos, e
capturado como se realmente existisse naquele momento. Isso ajudaria o
diretor a fazer escolhas mais bem informadas, planejar melhor as cenas
em função do roteiro, em vez de depender de efeitos especiais puramente
virtuais, que podem ter um efeito menos impactante e menos realista.
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O Hulk, de Os Vingadores, também foi construído a partir dos movimentos e expressões do próprio Mark Ruffalo
Para
os especialistas ainda está faltando uma inovação, no entanto: recriar
completamente um corpo humano. Todos, segundo especialistas que já
tentaram, ficam com cara de "Aliens". 'Acredito que o próximo passo da
tecnologia e do motion capture é enganar completamenteo espectador,
reproduzir olhos vivos, reproduzir a vida. Hoje ainda olhamos para os
personagens e sabemos que algo não está certo", conta James Hattin, dos
Estúdios Zoic.
[Globo]
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