14 de setembro de 2012

Produção de TV da Copa 2014 custará 40% a mais que na África do Sul

O custo de produção da Copa do Mundo de 2014 deve girar em torno de 40% a mais que a de 2010, na África do Sul, estima Francis Tellier, presidente da HBS, geradora de imagens oficial do evento. Ele participou de um painel neste sábado, 8, na IBC, em Amsterdã.

O aumento se deve principalmente às dimensões do Brasil e ao número de cidades-sede, 12, contra dez na Copa anterior. Ele estima que terá que contratar cerca de 300 profissionais a mais para a cobertura.

O diretor da Fifa TV, Niclas Ericson, reforçou o desafio logístico. “É o maior país que sedia uma Copa desde 1994, nos EUA”, lembrou. “Também é uma operação mais complexa que a das Olimpíadas, porque acontece em várias cidades simultaneamente”, disse, após apresentar um vídeo promocional com imagens do futebol brasileiro e de paisagens do País (ao som de uma rumba).

Segundo Ericson, a cooperação entre a entidade do futebol e os governos brasileiros (federal, estaduais e municipais) está indo muito bem, e que o momento atual é de preparação da infraestrutura de telecomunicações, que está sendo acertada entre a Fifa, o Comitê Organizador Local, o Minicom e as operadoras. “Um dos maiores legados da Copa para o País deve ser esta infraestrutura de telecomunicações”, disse Ericson. Segundo ele, a indústria de telecom brasileira é muito avançada, mas também muito fragmentada.

O diretor disse que a Fifa está  “confortável” com o ritmo das obras dos estádios, e que seis deles devem estar prontos para a Copa das Confederações, no ano que vem.

Ele ressaltou a parceria da Fifa com a Globo, não apenas como licenciada local para a transmissão do evento, mas também como parceira na produção (provendo serviços para a HBS) e na organização de eventos de exibição pública dos jogos, licenciamento comercial e outras atividades ligadas à Copa.

Estrutura
A transmissão da Copa envolve, segundo Tellier, cerca de 3 mil profissionais. “Será uma transmissão totalmente multitelas e multimídia”, ressaltou. A HBS fará a  geração e transmissão de 64 jogos, com esquema de 34 câmeras. Para isso, terá 32 equipes de ENG (unidades móveis).

Não há definição ainda sobre as transmissões em 3D ou 4K, disse Tellier.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.