14 de setembro de 2012

4K é o destaque da Sony na IBC

A Sony está apostando alto na evolução da alta definição. Foi o que ficou claro na apresentação da fabricante japonesa à imprensa na manhã desta sexta, 7, na IBC, em Amsterdã.

Segundo o VP da área profissional da Sony para a Europa, Katsinori Yamanushi, o HD “tradicional” já não satisfaz os consumidores. Por isso, as novas linhas de produto da Sony chegam debaixo de um novo slogan: “Believe beyond HD”.

Ele também chamou a atenção, claro, para o fato de que só qualidade de imagem não é mais suficiente, e que agora todos têm que pensar nas hoje tão comentadas novas telas, na conectividade e no 3D.

Yamanushi também destacou os avanços no workflow de produção de ultra alta definição, com a evolução das tecnologias de encoding e armazenamento.

4K disponível
O executivo da Sony citou uma série de filmes em produção em Hollywood com a câmera F-65, com capacidade 4K, que tem cerca de quatro vezes mais resolução que o HD convencional (são cerca de 30 filmes, inclusive alguns blockbusters, como o novo filme com o ator Will Smith), mas disse que muitas séries de TV e comerciais também já estão adotando esta capacidade.

A Sony também anunciou que a Autodesk se juntou ao grupo de parceiros que incorporaram o workflow da F-65 em suas plataformas de edição e finalização.

Na ponta do consumidor, a fabricante lançará ainda este ano um projetor e uma TV 4K. A japonesa também anunciou parceria com a operadora de satélites SES para a transmissão de sinais 4K ao vivo. Uma demonstração foi feita na IBC, usando compressão H.264 a uma taxa de 50 Mbps. Mas, segundo Yamanushi, com a evolução de encodings como o HEVC, esta taxa pode cair para 20 Mbps, viabilizando o serviço para o consumo doméstico.

Copa
A Sony anunciou também na IBC que fechou o fornecimento de todo o equipamento de campo que será usado pela HBS, geradora oficial de imagens da Copa das Confederações de 2013 e a Copa de 2014 no Brasil. Segundo Francis Tellier, CEO da HBS, serão geradas imagens ao vivo e gravadas para mais de mil licenciados da FIFA em todo o mundo, e em todos os formatos, do 4K e 3D até streamings para a web e celulares.

Produtos
A Sony trouxe à IBC cerca de 30 novos produtos ou atualizações. A nova versão do firmware da F-65, por exemplo, permitirá a gravação em slow motion 120 fps.

Uma inovação importante apreentada foi o NXL-IP55 IP HD Live Production System. Trata-se de um sistema que permite a transmissão de conteúdo de alta qualidade via rede IP, com baixa latência. (menos de um campo) sobre uma conexão LAN.

A Sony também apresentou a nova geração de seu sistema de arquivo em discos óticos, com maior economia de energia, na linha ODS-D55U, e a biblioteca robótica ODS-210, com 15 TB de capcidade.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.