16 de setembro de 2012

LG Prada 3.0: o smartphone Android de grife

A LG lançou no Brasil o LG Prada 3.0, primeiro smartphone criado pela parceria da empresa coreana com a Prada, conceituada grife italiana. Por enquanto, o gadget só está disponível para a operadora Vivo. Mas o TechTudo testou o aparelho e te conta todos os prós e contras do lançamento.
O LG Prada 3.0 é o primeiro smartphone da LG em parceria com a Prada  (Foto: TechTudo)
O LG Prada 3.0 é o primeiro smartphone da LG em parceria com a Prada (Foto: TechTudo)
 
Design
Aos que esperam por um design refinado e diferente dos modelos disponíveis no mercado, o aparelho não decepciona. Com design minimalista, clean e moderno, seguindo a linha dos modelos atuais, o gadget mede 127,5 X 69 mm e conta com uma tela touch de 4,3 polegadas.

A traseira do smartphone ostenta o nome da grife italiana em letras pratas, e é feita de plástico preto fosco, com uma textura que protege o aparelho de arranhões.
A traseira do smartphone é feita de plástico com ranhuras e ostenta o nome da marca em letras prateadas (Foto: TechTudo)
A traseira do smartphone é feita de plástico com ranhuras e ostenta o nome da marca em letras prateadas (Foto: TechTudo)

Com 0,8 cm de espessura e pesando apenas 138 gramas, o aparelho apresenta três botões em aço escovado - câmera frontal, volume e liga-desliga. Os demais comandos são touchscreen, diretamente no display. A entrada microUSB (para ligar o cabo do carregador e conectar com o PC) fica escondida em um compartimento no topo do gadget, que se abre com o deslizar de um botão.
O compartimento par (Foto: TechTudo)
No topo do aparelho ficam os botões de liga/desliga e câmera frontal e os compartimentos para fone e microUSB (Foto: TechTudo)
 
Sistema Operacional
O sistema operacional do aparelho é totalmente customizado. Para isso, a LG optou pelo Android 2.3.7, uma versão já ultrapassada do sistema, que possibilitava as desejadas mudanças.
O design da interface foi um pedido exclusivo da marca italiana (Foto: TechTudo)
O design da interface foi um pedido exclusivo da marca italiana (Foto: TechTudo)

A customização, no entanto, pode dividir opiniões, já que o celular conta com os ícones das telas em preto e branco, proporcionando um ar “vintage” e, ao mesmo tempo, cool ao aparelho. Somente o app drawer do aparelho é colorido.
O appdrawer é a única parte colorida do menu (Foto: TechTudo)
O appdrawer é a única parte colorida do menu (Foto: TechTudo)

Mas apesar da interface exclusiva, a utilização desta versão do Android pode dificultar a vida do usuário, já que por conta desta customização, dificilmente o aparelho vai receber uma versão mais recente do Android, como a Ice Cream Sandwich ou a Jelly Bean. Isso também atrapalha o download de aplicativos e jogos (o aparelho não vem com nenhum) mais recentes, uma vez que a memória do aparelho (8 GB) pode não suportar as novidades.

Câmera
A câmera do LG Prada 3.0 não é nenhuma novidade no mercado. Semelhante aos aparelhos tops atuais, a câmera traseira de 8 MP, conta com autofoco e um flash de LED que possibilita a reprodução de ótimas fotos. O dispositivo frontal é de 1.3 MP. A câmera ainda faz gravações a 1080p a 30 quadros por segundo, que podem ser exibidos em uma TV pela entrada MHL.
A câmera de 8 MP do gadget é semelhante às dos aparelhos tops do mercado (Foto: TechTudo)
A câmera de 8 MP do gadget é semelhante às dos aparelhos tops do mercado (Foto: TechTudo)

O aparelho ainda conta com bons recursos fotográficos como, o balanceamento de branco, o controle de ISO e a possibilidade de espelhar, ou não, a imagem. Após tirar a foto, o usuário pode ainda usufruir de um bom editor de imagens que permite a criação de montagens, e a aplicação de filtros e bordas.
 
Performance
O desempenho do celular é um dos seus pontos altos. O LG Prada 3.0 é equipado com processador dual core de 1GHz e 1GB de RAM, além de contar com armazenamento interno de 8GB e um slot para cartão microSD para expandir a memória. Apesar da boa performance, o aparelho perde em velocidade conforme os aplicativos são atualizados (conforme dito anteriormente).
Performance (Foto: TechTudo)
A resolução da câmera do LG Prada 3.0 é um dos pontos altos do lançamento (Foto: TechTudo)

A resolução da tela também é uma das qualidades do aparelho. A resolução de 480 por 800 pixels, e brilho de 800 nits, colocam o gadget acima da média no quesito. Apesar de apenas algumas partes do celular ganharem cores, as imagens são bem nítidas.

A conexão à Internet também é bem rápida e conta com suporte flash, sem muitas interrupções.
 
Bateria
A bateria do LG Prada 3.0 tem boa autonomia e permite que o usuário usufrua do aparelho por um dia inteiro – incluindo o uso de 3G ou Wi-Fi de forma moderada - sem precisar de recarga.
A durabilidade da bateria do aparelho pode chegar à menos de 5 horas se a Internet estiver conectada  (Foto: TechTudo)
A durabilidade da bateria do aparelho pode chegar à menos de 5 horas se a Internet estiver conectada (Foto: TechTudo)

Caso a Internet esteja desconectada, e o brilho da tela não esteja em 800 nits, a vida útil da bateria pode durar dias. Entretanto, com o excessivo uso de jogos e/ou acesso à web, a vida útil da bateria pode chegar a menos de 10 horas.
 
Custo-benefício
Como era de se esperar, o fato de o aparelho ter sido desenvolvido pela parceria ítalo-coreana acaba por jogar o valor do gadget nas alturas. Desenvolvido para um nicho específico do mercado, o LG Prada não apresenta nada de muito inovador ou surpreendente, mas é vendido por R$ 2.099, o mesmo preço do Galaxy SIII, considerado o melhor do mundo.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.