9 de setembro de 2012

Canais pagos invadem smartphones e tablets

Os hábitos dos brasileiros na hora de assistir a vídeos estão mudando e as emissoras de TV por assinatura já notaram a transformação. Algumas delas inclusive já começaram a lançar serviços próprios de conteúdo sob demanda para seus telespectadores acompanharem a programação onde desejarem - seja na TV, no PC, no smartphone ou no tablet.

Serviços sob demanda não são novidade - a Netflix está no Brasil desde 2011, por exemplo. Mas uma coisa está diferente: agora são os próprios canais da TV paga que estão procurando os consumidores para oferecer o conteúdo através de plataformas como o Muu e o Telecine Play, da Globosat, e o HBO Go, que entrou no ar nesta quinta-feira (30/08) no Brasil.

A plataforma da HBO é conhecida internacionalmente e agora está disponível para os brasileiros. Pelo serviço, todo o acervo de filmes e séries da emissora pode ser visto em qualquer lugar e a qualquer momento - seja uma atração nova ou temporadas antigas. Fãs de Game of Thrones, por exemplo, têm acesso garantido a todos os episódios da série.

Já a Globosat investe há mais tempo no on-demand no Brasil. A empresa lançou no ano passado o Muu, com conteúdo de canais como Multishow, Gloob, Canal Brasil e GNT, entre outros, e agora está expandindo a oferta dessas plataformas de vídeo. Em um ano no ar, o serviço

O canal de filmes Telecine - grande concorrente da HBO no Brasil - ganhou a sua plataforma de TV Everywhere em julho. Chamado Telecine Play, ele oferece diversos filmes do acervo dos seis canais da Rede Telecine para serem vistos na hora que o usuário quiser, seja no PC, no iPad, iPhone ou em dispositivos com Android. O único porém é que, atualmente, os filmes não estão em alta definição.

Esportes


O futebol é o esporte mais popular do Brasil e também já está disponível nos serviços de TV Everywhere. O PremiereFC, por exemplo, exibe para seus assinantes jogos ao vivo do Campeonato Brasileiro em qualquer lugar - basta uma conexão com internet, um PC, smartphone ou tablet.

O PremiereFC é o serviço de pay-per-view de futebol da Globosat. Os clientes pagam pela possibilidade de assistir a qualquer jogo do Campeonato Brasileiro ao vivo.

Para não ficar para trás, a ESPN trouxe para o Brasil o WatchESPN. Ele transmite diversos campeonatos de todo o mundo online e ao vivo, além de também contar esportes disponíveis, como basquete, futebol americano e baseball.

Apenas para clientes


Esses serviços todos contam com uma característica em comum: estão disponíveis apenas para quem já é cliente dos canais. Nenhuma das plataformas oferece mensalidade avulsa, então apenas quem já assina o Telecine ou a HBO na TV paga tem acesso ao Telecine Play ou à HBO Go.

Assim, diferentemente do que acontece com a Netflix, que cobra R$ 15 mensais para acessar o seu acervo, esses novos serviços só podem ser usados por aqueles que já possuem uma assinatura de TV paga e tenha esses canais no seu plano.

Outro problema é a disponibilidade das operadoras, que é bem reduzida. O Telecine Play está disponível apenas para clientes Net, Vivo e GVT. O PremiereFC, por exemplo, só pode ser acessado em sua versão móvel por assinantes da SKY, enquanto o WatchESPN é para clientes Vivo e Sky. Já o Muu pode ser acessado por clientes Net e CTBC.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.