23 de junho de 2012

A bordo do novo EcoSport


Novo EcoSport está pronto para o lançamento, em julho; crossover terá três versões e dois motores
 
A nova geração do EcoSport ainda nem chegou ao mercado, mas já participou de um show de música em Salvador (BA) e, neste sábado, dia 9, jogou futebol em São Paulo (SP). Isso mesmo. E no comando do jipinho estavam nada menos que o atacante Robinho, do Milan, e o goleiro Marcos, ex-Palmeiras.

O chamado "EcoSport Parade" envolveu cobranças de pênaltis entre os jogadores, usando o carro para bater numa bolona de 22 kg em direção a um gol gigante. Enquanto um "chutava", o outro tentava "defender" a bola - e tudo narrado pelo apresentador Márcio Garcia.
Desenho do novo EcoSport é praticamente o mesmo do protótipo mostrado no Salão de Nova Délhi
 
Brincadeiras à parte, foi a primeira chance de conferir o novo modelo da Ford de perto. Após o jogo, Autoesporte teve acesso à versão Titanium 2.0 manual do EcoSport, a topo de linha nessa primeira fase de lançamento (depois virão o 2.0 automático de seis marchas e o 2.0 4WD, com tração integral).

A versão definitiva do jipinho manteve praticamente todo o arrojo visual do protótipo mostrado no Salão de Nova Délhi, na Índia – mudou apenas o interior dos faróis, que perdeu o feixe de leds. Ao vivo, é interessante como o carro se mostra imponente e compacto ao mesmo tempo, com destaque para a enorme grade dianteira e a coluna traseira preta, fazendo a ligação entre os vidros laterais e o traseiro. Detalhe bacana é a maçaneta embutida na lanterna direita. Basta apertar um botãozinho sob a abertura na peça e puxar a tampa, que serve de apoio para o estepe. O porta-malas aparenta ter tamanho semelhante ao do atual, ao redor dos 300 litros.
Painel do Eco herdou as formas do painel do New Fiesta mexicano; destaque para o sistema multimídia Sync
 
Mas se o estilo externo era conhecido, o interior só havia sido visto pelos jornalistas em fotos. E o que a gente encontra é uma versão ampliada do New Fiesta: das saídas de ar ao sistema de som com desenho inspirado em teclados de celular, passando pelo quadro de instrumentos, tudo lembra o hatch mexicano. A novidade maior fica pela parte central do painel, já que esse Eco traz ar-condicionado digital e partida por botão, como no Focus Titanium. O porta-luvas é refrigerado.

Em relação ao New Fiesta, a posição de dirigir é obviamente mais elevada e a alavanca de câmbio fica um pouco mais baixa. Mas a grande diferença fica por conta do espaço interno: aqui não tem aperto no banco traseiro, nem para as pernas, nem para a cabeça. Com o banco da frente regulado para meu 1,78 m, fiquei bastante confortável atrás. E há encosto de cabeça também para o quinto ocupante.
Maçaneta de abertura da tampa traseira é integrada à lanterna; há bom espaço para pernas e cabeça atrás
 
O modelo mostrado ainda era um pré-série, trazendo alguns plásticos sem acabamento. Mas já deu para perceber que a qualidade evoluiu em relação ao EcoSport atual. Há detalhes bacanas como peças imitando alumínio escovado e a parte central do console em "black piano", além do painel bicolor - cinza e bege claro, no caso dessa versão Titanium. Notamos também as inscrições "airbag" nas laterais do teto (indicando a presença das bolsas laterais) e a costura vermelha nos bancos de couro preto.

Outros equipamentos já são conhecidos do New Fiesta: controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e o sistema de entretenimento Ford Sync, que oferece entrada para iPod (além da auxiliar) e conexão Bluetooth com celular.
Novo EcoSport chega às revendas brasileiras no mês que vem para brigar com o Renault Duster

A chegada do novo EcoSport às lojas deve acontecer em agosto, primeiro nas versões SE, FreeStyle e Titanium, com motores 1.6 Sigma (115 cv) e 2.0 Duratec (145 cv), sempre com câmbio manual. Conversando com executivos da Ford, nota-se que a intenção é manter o preço nos patamares atuais. Ou seja, a partir de R$ 55 mil. 

[Autoesporte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.