23 de junho de 2012

Smart TVs de led tomam conta do mercado


O mercado de smart TVs continua em expansão no Brasil, apesar da má qualidade das redes de banda larga. Nos últimos dois meses, Panasonic, Samsung, LG, Semp Toshiba e Philips anunciaram pelo menos 20 novos modelos de TVs capazes de usar recursos de compartilhamento e internet. Além disso, uma velha conhecida do público brasileiro – a Sharp – está de volta ao mercado, também com esse tipo de aparelho.

Alguns recursos variam, mas em comum entre todas essas marcas está a tecnologia de leds, que para alguns fabricantes devem representar, até o final do ano, cerca de 50% das vendas. Os assim chamados TVs LED-LCD caíram expressivamente de preço e estão agregando recursos inovadores, como o acionamento por voz e gestos, introduzido nos novos modelos da Samsung e da LG (veja este vídeo).

Esta última lançou também o primeiro TV interativo do mercado, modelo Pentouch (leia o teste aqui), que usa uma caneta especial para ativar o touchscreen. Mas a Samsung é a que mais aposta na tecnologia de leds, com um total de 15 modelos lançados este mês, em tamanhos que vão de 32 a 55 polegadas.

Outro caso interessante é o da Panasonic, maior defensora da tecnologia de plasma, mas que está colocando nas lojas mais quatro modelos de led, sendo dois deles compatíveis com imagens 3D. Ambos (de 42" e 47") utilizam óculos passivos e estão sendo montados em Manaus. Todos têm a capacidade de funcionar em redes domésticas e acessar, via internet, aplicativos como a locadora virtual Netflix.

Para marcar seu retorno ao mercado brasileiro depois de três anos, a Sharp também decidiu apostar no recurso Smart, com modelos led de 42" e 60".

[HT]

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