17 de junho de 2012

4G é a verdadeira internet de alta velocidade para dispositivos móveis

O 4G ainda não é uma realidade consolidada. Cerca de 6 bilhões de pessoas usavam telefonia celular no mundo no final do ano passado, mas apenas somente 7,4 milhões tinham a tecnologia de quarta geração (4G). A previsão é que o serviço chegue ao Brasil em 2013.

A diferença é que o 4G garante ao internauta que acessa dispositivos móveis o serviço completo de navegação, com direito a serviços de vídeo por streamming transmitido em tempo real com boa qualidade.

Juntos, Estados Unidos e Canadá concentravam 71% dos usários de 4G do mundo, de acordo com dados da associação 4G Americas. Porém, na América do Norte o 4G funciona na faixa de 700 MHz, enquanto as licenças aqui serão vendidas em 2,5 GHz, como Europa e Ásia. Por isso, podem ocorrer alguns problemas com incompatibilidade de aparelhos.

Teoricamente, a velocidade do 4G é de 100 megabits por segundo (Mbps), ou seja, 100 vezes maior que a velocidade média de uma conexão 3G no Brasil. Para descongestionar a rede, as operadoras devem instalar a tecnologia apenas em lugares com concentração de público.

No Brasil, a preocupação é que a tecnologia esteja disponível para os grandes eventos como a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. O leilão do 4G está marcado para a semana que vem.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.