4 de agosto de 2011

O real e o virtual: Junaio é nova aposta em Realidade Aumentada

A Metaio, empresa alemã especializada em Realidade Aumentada, lançou um software que interage com objetos e pode mostrar no celular, iPad ou tablet onde estão os bares, restaurantes, caixas eletrônicos e muitos outros serviços próximos ao usuário.

O nome do aplicativo é Junaio, anunciado na quarta-feira passada (20) pelo vice-presidente de marketing e vendas da Metaio, Daniel Gelder. O software é capaz de identificar lugares e serviços, mostrando na tela um mapa realista com os endereços de museus, cinemas e uma infinidade de opções de lazer. Basta uma busca no smatphone para que qualquer pessoa saiba se ali, na rua por onde passa, existem serviços úteis.

A possibilidade de interatividade é o ponto alto da tecnologia, que já é usada para testar revistas impressas em plataformas digitais.

O que é real e o que é virtual?

A Realidade Aumentada é uma tecnologia de interação entre o virtual e o real. Usando a câmera do aparelho, o usuário filma um objeto, que tem a sua distância aproximada, e o faz interagir com outro, já existente no aparelho, para dar um efeito de fusão de elementos. Ao reunir ambos na tela - aplicativos, fotografias, vídeos ou qualquer outro recurso do aparelho – o resultado é simplesmente impressionante.

Junaio. (Foto: Divulgação)

A ideia é fazer com que, juntos, os elementos se fundam a ponto de se confundirem na tela, o que é real (o que está sendo filmado) e o que é virtual (importado do aparelho). A brincadeira é instigante. No vídeo de lançamento do Junaio, uma usuária filma uma foto de uma modelo em cima de uma mesa e, ao mesmo tempo, usa um aplicativo que simula um soco para “agredir” a moça. O resultado: uma nova fotografia com o rosto da modelo machucado.

Assim é a Realidade Aumentada: produz efeitos fantásticos, quase mágicos, mas que se explicam facilmente com uma câmera na mão, aplicativos arquivados e muitas ideias na cabeça.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.