5 de agosto de 2011

Netflix cadastra brasileiros para testar serviço antes do lançamento

Vinte dias depois de oficializar sua chegada à América Latina, a Netflix distribuiu entre brasileiros um questionário para selecionar quem testará o serviço de streaming antes do lançamento. O Tecneira teve acesso às perguntas e as imagens estão abaixo.

Trata-se de uma clara tentativa de filtrar quem tem melhores condições para ser beta tester, com perguntas sobre a velocidade da sua banda larga, quantas horas de TV você vê por semana e quantas gadgets que suportam o serviço (Playstation 3, iPad, Wii e afins) você tem.

Ao tentar aferir como são seus hábitos de ver TV pela web, a Netflix cita YouTube, Globo.com e (surpresa!) o VTO, site relativamente popular que retransmite online (sem autorização) o sinal de canais da TV aberta e fechada.

A filtragem faz sentido: num país tradicionalmente conhecido pela baixa qualidade da banda larga, é preciso testar como se comportará um serviço que consome uma banda pesada. O Tecneira soube que, inicialmente, amigos e contatos profissionais de funcionários da Netflix receberam o questionário. Ainda assim, o link é aberto e pode ser preenchido para quem acessá-lo.

Os testes durarão de julho a setembro, diz o questionário. Como a própria empresa anunciou que o streaming estará disponível até o final do ano, não seria uma surpresa que o lançamento acontecesse em setembro ou outubro (e isto é mais um exercício de lógica deste blog que uma data oficial).

Vale rememorar: a Netflix já está no Brasil desde maio, quando registrou sua operação na Junta Comercial de São Paulo. Fabricantes como LG e DLink já confirmaram negociações para que TVs e set-top boxes cheguem às prateleiras brasileiras preparadas para o sistema.

Outro sinal do lançamento iminente foi o acordo fechado com o conglomerado mexicano de mídia Televisa. Séries, programas e, principalmente, novelas estarão disponíveis para streaming um ano depois de passarem na TV. O Financial Times já cravou que existem negociações similares com a TV Globo no Brasil. Não se surpreenda se um anúncio semelhante ocorrer nos próximos dias.

Se cumprir a mesma janela de exibição no Brasil e também envolver as novelas, o acordo é um golaço: olhe ao seu redor e pergunte quantas pessoas estão ficando acordadas até tarde durante a semana para rever Vale Tudo (encerrada há duas semanas lider de audiência na TV fechada) ou Roque Santeiro nas madrugadas do Viva. O sono dos noveleiros agradece.

[Globo]

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