12 de dezembro de 2009

O Melhor Smartphone Para O Seu Bolso

Testamos 12 modelos de 579 a 2.700 reais. Veja qual deles combina com você


Uma legião de smartphones surgiu para destronar o iPhone em 2009 – dos poderosos Androids à nova geração de aparelhos da Nokia, capitaneada pelo N97. E ainda entraram na parada os brinquedos touchscreen Samsung, LG e BlackBerry, todos afinadíssimos com as redes sociais e prontos para jogar no lixo a velha caneta stylus.

Testamos 12 aparelhos de todos os tipos, incluindo modelos básicos para quem não dispensa o teclado físico. Pois é, o QWERTY ainda não morreu para os torpedeiros, nem no mundo do trabalho. Confira abaixo nossa seleção e clique nas fotos para ver os reviews completos.

A invasão dos Androids


Samsung Galaxy – Para quem está mais interessado no poder do hardware do que na interface frescurenta de um smartphone, o Samsung Galaxy é a melhor opção com Android. Com o mínimo de aplicativos instalados, ele oferece integração fácil com o Google, tudo numa tela grande e com boa sensibilidade. De quebra, tem câmera de 5 megapixels com flash decente e memória interna de 8 GB. 1.399 reais.


Motorola DEXT – O lema “tudo ao mesmo tempo, agora” encaixa-se perfeitamente na filosofia do Motorola Dext. O primeiro aparelho da fabricante com Android dá um tapa no sistema, integrando contatos das redes sociais das quais você faz parte. É um tanto caótico para quem não quer entrar 10 vezes ao dia no Facebook, mas uma verdadeira mão na roda para quem precisa ser multitarefa no celular. 1.019 reais.


HTC Magic – O competente, porém desengonçado, HTC G1 ganhou um irmão fininho e sem teclado físico para estragar sua elegância. O nome dele é Magic, mas pode chamar de G2. Afinal, a evolução não ficou só no design. Mais rápido e com mudanças drásticas no software, o smartphone estreia no Brasil a interface HTC Sense, a mesma usada no Hero – uma beleza para tuitar e fuçar nas redes sociais. 1.999 reais.

Os todo-poderosos


Apple iPhone 3GS – O smartphone mais badalado do ano tem um caminhão de novidades. Do processador mais rápido às funções prosaicas do iPhone 3GS, como “copiar e colar”, não existe nada capaz de provocar um hecatombe. Mas tudo junto representa uma baita evolução. Para quem estava esperando um modelo redondinho antes de comprar, aqui está ele. Mas, se você já tem a versão 3G, atualize o sistema operacional e seja feliz. 1.932 reais.


Nokia N97 – Olhando apenas os recursos, não é exagero dizer que o Nokia N97 é o smartphone mais completo. Por ser o primeiro aparelho da marca a apostar na combinação de teclado QWERTY deslizante e tela sensível ao toque, ele já teria credenciais para brigar com iPhone e Android. Mas além de Wi-Fi, 3G, Bluetooth e GPS, o modelo parte para o apelo com 32 GB de memória interna e câmera de 5,4 megapixels. 1.849 reais.


RIM BlackBerry Storm – Entre todos os smartphones a la iPhone, um dos que despertam mais curiosidade é o BlackBerry Storm 9500, da RIM. Afinal, trata-se do primeiro BlackBerry a abrir mão do teclado QWERTY físico, um dos grandes trunfos da marca. Com o aparelho em mãos, o mínimo que se pode dizer é que o Storm é diferente, principalmente por causa da nova proposta de interface háptica, com um LCD clicável. 2.700 reais.

Os que correm por fora


LG Arena – Você deve estar cansado de ver comparações entre o iPhone e outros aparelhos touchscreen. Algumas são descabidas, pois smartphones têm perfis diferentes, e não é apenas a tecnologia usada na tela que determina isso. Mas neste caso não tem jeito: o Arena KM900, da LG, não tem vergonha de ser um iClone sofisticado – e o mais impressionante, tanto pelos recursos como pela interface caprichada. 1.109 reais.


Samsung Jét – A Samsung deveria contratar o Michael Schumacher para garoto-propaganda do Jét. Se não for o mais rápido de todos os tempos, certamente o celular garante lugar no pódio. E o melhor: a velocidade do chip de 800 MHz vem acompanhada por um monte de recursos, que inclui a trinca 3G, Wi-Fi e GPS, widgets pra todo gosto, câmera de 5 megapixels e a fantástica tela AMOLED de 3,1 polegadas. 966 reais.


Nokia 5800 – O Nokia Tube, ou 5800 XpressMusic, conseguiu a proeza de não precisar de botões nem stylus. Ponto para a interface moleza de comandar, com botões grandes em todos os menus e aplicações. O celular musical inova também na tela sensível ao toque háptica, que dá a impressão de que você está tocando num botão. De quebra, traz milhões de downloads de músicas de graça. 1.166 reais.

Pra quem curte um teclado


Nokia E63 – Os velhos smartphones da Nokia com jeitão de calculadora científica deram lugar a aparelhos leves e fininhos, como o E63. Ele é uma versão modesta do E71, na medida para quem deseja um teclado físico completo, mas vai no máximo enviar mensagens instantâneas, torpedos, acessar e-mails e dar uma navegada pela internet por 3G ou Wi-Fi. Destaque também para o belo acabamento emborrachado azul. 579 reais.


RIM BlackBerry Curve 8520 – Para quem está a fim de um smartphone com teclado decente e bom sistema de e-mails, mas não tem bala para investir num BlackBerry completo, o Curve 8520 é uma opção. A RIM limou alguns recursos, como 3G e GPS, e nasceu um modelo compacto com boas ferramentas de produtividade. Preço: 1.249 reais, mas no plano de 50 minutos da Vivo, com pacote de dados ilimitado, sai por 499 reais.


RIM BlackBerry Bold – O Bold 9000 é a primeira cria da RIM compatível com a rede 3G, que permite navegação em alta velocidade. Mas esse não foi o único passo do smartphone rumo à modernidade. O que chama a atenção logo de cara é sua tela de 2,6 polegadas, com resolução de 480 por 320 pixels, ótima definição e brilho acima da média. Os menus redesenhados reforçam a boa impressão. 2.274 reais.

>> Observação: os preços informados correspondem aos valores médios dos aparelhos nos planos com cerca de 100 minutos das operadoras TIM, Claro e Vivo.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.