17 de dezembro de 2009

‘Avatar’ É Sonho Transformado Em Realidade


Novo filme de James Cameron tem efeitos especiais de última geração.
Longa estreia na sexta (18) e ocupará praticamente metade das salas.

Se você quiser ir ao cinema a partir da próxima sexta-feira (18) vai ser difícil encontrar outro filme em cartaz que não seja “Avatar”, megaprodução assinada por James Cameron 12 anos depois do fenômeno “Titanic”, que estreia em cerca de 650 salas, praticamente metade do circuito comercial brasileiro.

Baixe trailer interativo, jogo e imagens de 'Avatar'

Com um orçamento total estimado em US$ 500 milhões - só os custos de produção, segundo a Associated Press, consumiram US$ 237 milhões - “Avatar” é possivelmente o filme mais caro da história de Hollywood. Nesta segunda-feira (14), a reportagem do G1 sentou-se diante de uma tela de cinema IMAX com tecnologia 3D, em São Paulo, e assistiu finalmente ao sonho grandioso e milionário de Cameron transformar-se em realidade.

Em associação com a WETA Digital, empresa de efeitos visuais de Peter Jackson (diretor de “O senhor dos aneis”), Cameron reuniu toda a tecnologia necessária para, com computação gráfica de última geração, criar um mundo de fantasia tão incrível que é quase possível tocá-lo com a ponta dos dedos, com personagens absolutamente reais e convincentes.

Além disso, o próprio diretor e sua equipe trabalharam duro para desenvolver novas tecnologias sem as quais, de acordo com os critérios de Cameron, o filme não poderia ser feito. O projeto já existia havia 15 anos, mas estava engavetado pelas limitações técnicas que encontrou -- só virou realidade quando o cineasta percebeu que poderia viabilizá-lo exatamente como havia imaginado. Isso é “Avatar”: um sonho transformado em realidade.

Humanos x Na'vi

Na história, Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-fuzileiro naval de cadeira de rodas que, com a morte de seu irmão gêmeo cientista, ganha a chance de entrar em seu lugar num projeto em que ele vinha trabalhando. Jake embarca então para Pandora, local onde pesquisadores encontraram um minério raro, que pode ser a chave para solucionar a crise energética na Terra. Como a atmosfera do planeta é tóxica aos humanos, criou-se o Projeto Avatar, em que humanos têm suas consciências projetadas em outros corpos, os tais avatares, com as características físicas dos Na’vi, os habitantes do planeta Pandora.

A sensação de poder andar, correr e se movimentar livremente de novo fazem com que Jake se embrenhe rapidamente mata adentro, deparando-se com as tão ameaçadoras quanto mágicas espécies que vivem ali. Lá ele também conhece Neytiri (Zoë Saldana), que se encantará pela coragem do ex-fuzileiro e abrirá portas para que ele conheça bem a região que os humanos pretendem em breve devastar, além dos hábitos de seus moradores. Jake passa a ser então a principal fonte de informação para os pesquisadores e militares, que se preparam para expulsar os Na’vis de sua terra, já que a tribo vive exatamente em cima da maior concentração do minério existente no planeta.


A câmera de Cameron viaja por sequências encantadoras, fazendo o espectador se apaixonar pela natureza de Pandora, por seus habitantes, suas crenças e sua relação em sintonia perfeita com a fauna e a flora que os cercam. E está lançada a mensagem ecologicamente correta, de que é necessário cuidar do planeta em que se vive, respeitando as demais espécies. Conceito importante, que não se perde com a história previsível de romance, revelação da verdade, crise e perdão, clichê das grandes produções hollywoodianas que em “Avatar” também aparece.

O elenco do longa ainda conta com Sigourney Weaver (que trabalhou com Cameron em “Aliens”, de 1986), Michelle Rodriguez (a sempre agressiva Ana Lucia de “Lost”) e Giovanni Ribisi, entre tantos outros. O encerramento acontece com a voz de Leona Lewis ao fundo dos créditos, com a canção-tema “I see you”. É impossível não se lembrar de Celine Dion e a canção “My heart will go on”, quase tão famosa quanto o "Titanic" de Cameron. A canção foi escrita e produzida por James Horner e Simon Franglen, dupla que assinou a faixa cantada em 1997 pela canadense.

No Brasil, “Avatar” terá pré-estreias em todas as capitais já no dia 17, a partir de 18h30. O filme será distribuído em cópias dubladas e legendadas, e apesar das versões em 3D e IMAX –imperdíveis–, terá em sua maioria cópias 2D, atendendo as limitações de grande parte dos cinemas do mundo todo, que ainda utilizam unicamente esse formato.

[G1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.