17 de abril de 2011

O que pode ser melhorado em FIFA 12?

A Electronic Arts está empenhada, há alguns anos, em tornar seu simulador de futebol no melhor de todos e principalmente melhor que o seu rival direto Pro Evolution Soccer, da Konami.

Apesar das possibilidades de mudança ficarem menores a cada edição, diferente do que acontece com outros títulos, ano após ano, assistimos uma evolução gradual em todos os jogos da série, chegando ao ponto em que os jogadores se perguntavam se havia mesmo alguma coisa que a EA pudesse fazer para melhorar. O que é certo é que há sempre alguma característica, algum aspecto em que se pode fazer mais, melhorar. Por isso, a Electronic Arts recentemente divulgou algumas melhorias que pretende incluir em FIFA 12, e que todos nós poderemos conferir já no final deste ano.

Apesar de todas as críticas positivas que FIFA 11 conseguiu receber dos jogadores e da crítica especializada no ano passado, David Rutter da EA Canadá, afirma que o estúdio não se acomodou com o sucesso e está trabalhando duro para fazer um jogo ainda melhor. Durante uma entrevista concedida a Revista Oficial PlayStation do Reino Unido, o produtor disse que a EA tem uma “enorme lista de compras” de melhorias que pretende fazer no FIFA 12.

David afirmou que a Electronic Arts não está nada satisfeita com a grande quantidade de telas e tempo de carregamento do jogo (Loading). “Acontece muitas vezes durante o jogo, e tenho certeza que os jogadores sentem-se frustrados por não poder escolher de forma rápida quem vai cobrar os chutes-livres da sua equipe ou até por não poder efetuar lançamentos laterais rapidamente.”

Reclamação feita e ouvida pela EA, que parece ter bons ouvidos quando o que está em jogo é a opinião dos jogadores e a qualidade de um dos seus principais jogos. E exatamente um dos pontos que deixava um pouco a desejar no último jogo, era precisamente a baixa fluidez com que os jogadores eram obrigados a fazer algumas coisas.

Outro ponto quente que a EA quer aperfeiçoar, é a Inteligência Artificial. “Penso que fizemos um grande trabalho com o Personality Plus, mas a Inteligência Artificial de algumas equipes não permitia que este componente fosse aproveitado em sua totalidade. Por exemplo, mesmo que o Peter Crouch esteja na área, a equipe contrária continuava mandando bolas altas”, disse David.

O produtor ainda revelou a vontade de acrescentar mais alma ao jogo, fazendo com que a série FIFA se tornasse a real representante do que é a paixão pelo futebol. Foram dados alguns exemplos excelentes daquilo que estamos falando, como quando estamos jogando contra o clube antigo de um dos jogadores da nossa equipe e nota que ele sofre faltas muito mais agressivas, por parte dos seus ex-colegas de equipe. São estes pequenos detalhes que podem aproximar cada vez mais um simulador como FIFA, da realidade, e é isso que a Electronic Arts deseja.

David simulou a reação de um fã ao ver estes detalhes enquanto joga dizendo: “Uau! FIFA consegue representar não só uma partida em si, mas também todo o esporte e principalmente a paixão por trás do futebol!” – É assim que a EA quer que os seus jogadores se sintam, enquanto estiverem jogando FIFA 12.

Estas foram algumas das pequenas revelações feitas pela EA. Mas como estas, com toda a certeza existem mais coisas para melhorar. Táticas? Fluidez? Dribles? Fintas? Personalização? Ainda falta muito para algum jogo conseguir atingir a perfeição completa de uma partida de futebol real, mas a série FIFA tem contribuído para que ano após ano, os jogadores possam usufruir de um jogo cada vez mais próximo da realidade, e por isso, temos que dar os parabéns à Electronic Arts.

Agora só nos resta esperar mais informações sobre FIFA 12 e torcer para o final do ano chegar logo para colocar as mãos nas novidades da nova edição.

[Techtudo]

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