9 de abril de 2011

Hyundai Blue2, um carro conceitual movido com célula combustível

Os carros ecológicos são a nova aposta da indústria automobilística. Isso se deve a crescente demanda da sociedade por carros que consumam combustíveis alternativos à gasolina, que gera poluição nos grandes centros. Além disso, os novos carros contêm grande quantidade de eletrônicos, o que oferece mais conforto, dirigibilidade e segurança ao motorista.

A coreana Hyundai mostrou na CES 2011 (Consumer Eletronics Show, a maior feira de tecnologia do mundo) a sua mais nova tecnologia: Blue Link. Agora apresenta a sua utilização no novo carro conceito: o Blue 2, mostrado na Seoul Motor Show.

A tecnologia Blue Link é um conjunto de mais de trinta tecnologias atuando nos carros da Hyundai. No caso de algum acidente com o veículo, por exemplo, é transmitido o aviso do local por meio de coordenadas GPS e as condições do veículo às autoridades. Além disso, há tecnologias de navegação, dicas de lugares (como restaurants e cinemas), destravamento remoto de portas e, no caso de furto, é possível localizar o veículo também pelas coordenadas GPS.

Para o conforto do motorista, é possível aquecer ou resfriar o interior do veículo antes da partida por meio de controle remoto, algo que não pode ser feito hoje no seu veículo com ar condicionado. Atualmente a tecnologia é usada nos modelos Sonata e Veloster, da mesma montadora.

O carro conceito Blue 2 é movido por células elétricas de hidrogênio, o que significa que não há emissão dos poluentes comuns da queima de gasolina, como o dióxido de carbono que causa o efeito estufa. O motor do Blue 2 tem potência de 120 cavalos, com consumo de quase um litro de combustível em 35 quilômetros rodados, além de todas as tecnologias Blue Link.

Para os amantes de eletrônicos, o Blue 2 possui dois tablets Galaxy Tab, da também coreana Samsung, com navegação na Internet (3G) para os passageiros dos bancos traseiros. Ainda não se anime tanto, pois o Blue 2 é apenas um carro conceito e não estará a venda nas concessionárias da Hyundai. A montadora não divulgou data de lançamento para este veículo.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.