18 de abril de 2011

James Cameron lança empresa de solução 3D para redes de TV

As estrelas da abertura do evento anual da NAB, principal associação de radiodifusores dos Estados Unidos, nesta segunda, 11, foram o cineasta James Cameron e o cinematógrafo Vince Pace. Os dois ocuparam a maior parte do tempo dedicado à abertura para apresentar sua nova empresa voltada à produção de conteúdos 3D, a Cameron Pace Group.

“A televisão é o futuro do 3D”, disse Cameron na apresentação. Segundo ele, já há uma oferta razoável de televisores 3D no mercado e a tecnologia deve ser ainda mais difundida com os modelos de televisores que usam óculos passivos (os mesmo usados nas salas de cinema, que não precisam de baterias e são mais econômicos). Contudo, há um vácuo entre o que o consumidor busca (e para ele isso é um fato comprovável com o sucesso de bilheteria dos filmes 3D) e o que recebe. “O gap é o conteúdo”, disse.

Cameron e Pace falaram sobre a forma de produzir em 3D. Para ambos, a estereoscopia só é bem feita quando executada não pelos “especialistas” na tecnologia. “Cabe ao especialistas auxiliar o diretor e o operador”, disse Pace. Segundo ele, a única forma de captar com sucesso uma partida de futebol em 3D é usando o técnico que tem experiência neste tipo de produção. “Nós entramos para garantir que se possa fazer no 3D o que se vem fazendo há 30 anos no 2D”.

“Eu não quero mudar a forma como eu filmo por causa do 3D”, concordou Cameron. Em “Avatar”, disse o cineasta, boa parte das cenas foram feitas com a câmera no ombro. “A linguagem do cinema não pode ser equecida”, completou.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.