26 de abril de 2011

FlyNano, um avião pessoal ultraleve feito com fibra de carbono

Se o teu sonho era voar, talvez essa invenção resolva uma parte dos seus desejos. O TechTudo apresenta para você o FlyNano, um avião feito inteiramente de fibra de carbono, que pesa apenas 70 quilos e leva única e exclusivamente o piloto. O inventor desse veículo foi o finlandês Aki Suokas, engenheiro já conceituado no desenvolvimento de aeromodelos e ultraleves.

O FlyNano tem uma envergadura de quase cinco metros, alcança o peso máximo de 200 quilos na decolagem e tem velocidade variante de 70 km/h e 140 km/h. A mini aeronave pode ser considerada também como um hidro-avião, pois é capaz de realizar pousos e decolagens diretamente da água.

São dois os modelos disponíveis para compra: o primeiro tem o motor elétrico, que não emite nenhum ruído e tem autonomia de voo de 40 quilômetros. Já a outra versão é vendida com motor à gasolina, que pode percorrer até 70 quilômetros no ar, mas que, devido à combustão, emite barulhos do motor. Se bem que só de estar voando e não pegando nenhum minuto de trânsito já é o bastante para nem lembrar dos ruídos do ultraleve, não é mesmo?

O valor para contar com uma dessas belezinhas na sua garagem? Na Europa pode ser adquirido por 27 mil euros, nos EUA por US$ 39 mil e no Brasil ainda não está disponível, mas na conversão simples, você pagaria R$ 65 mil. Segundo as legislações mundiais, aviões desse porte não enfrentam muito problemas com a burocracia de voos, o que pode ser um excelente diferencial para quem puder adquiri o equipamento. Com certeza até o John Travolta vai ter um desses para fazer parte de sua coleção particular.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.