7 de março de 2011

LG lança telas com tecnologia 3D de cinema

A LG apresentou nesta quarta, 2, sua linha de produtos para 2011. Na área de displays (TVs e monitores) a novidade são as telas com tecnologia de imagem 3D FPR (Film Patterned Retarder), similar à usada nas salas de cinema. A vantagem é que esta tecnologia utiliza óculos passivos, que separam as imagens que compõem o 3D (direita e esquerda) com o uso de um filtro de polarização. Na maioria da TVs são usados óculos ativos, cujas lentes abrem e fecham em alta velocidade, sincronizadas às trocas de imagem na tela da TV.

A tecnologia traz duas grandes vantagens: a imagem é mais realista, com mais brilho, sem efeito de flicker (imagem piscando) ou fantasma; e os óculos são bem mais finos e leves, pois não usam qualquer dispositivo eletrônico ou baterias, além de serem muito baratos (um clipe com lentes custa cerca de US$ 3).

A tecnologia em si não é patente exclusiva da LG, mas a fabricante coreana foi a primeira a desenvolver displays com este tipo de polarização a custos baixos, permitindo seu lançamento em escala industrial.

Por usar a polarização circular, os displays podem ser vistos, com o uso dos óculos, em qualquer posição, mesmo com o espectador deitado, o que não é possível com os óculos ativos.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.