11 de março de 2011

Projetor interativo da Dell mostra conteúdo 3D

O projetor S300wi, da Dell, é certamente uma escolha fortíssima para educadores. Graças a seu dispositivo apontador, uma espécie de caneta que faz as vezes de mouse, dá para controlar o cursor do computador desenhando na superfície do telão ou à distância. A resolução de 1280x800 é boa para conteúdo em HD, e a frequência de 120 Hz permite reprodução de 3D (quando aliada de óculos próprios e vendidos separadamente). A distância mínima de projeção são incríveis 50 centímetros – permitindo que o gadget fique muito próximo da parede ou tela em que vai jogar a imagem. Com altas taxas de brilho (2200 ANSI) e de contraste (2400:1), a qualidade do conteúdo apresentado agradou nos testes do INFOlab. As conexões incluem porta HDMI, USB e serial, além das básicas RCA e VGA. É possível mandar as imagens de um Mac ou PC via Wi-Fi, só que usando uma rede criada pelo próprio projetor. Infelizmente, o Dell S300wi é vendido por exagerados 6.500 reais.

O design deste Dell é digno de qualquer projetor – e isso não é um elogio. Um quase-paralelepípedo que possui bordas arredondadas, com grelhas de exaustão (as quais se provaram bastante eficientes ao manter a parte superior do dispositivo resfriada). Os seus pés frontais, com a finalidade de angular a projeção, podem ter a altura individualmente regulada, tarefa um tanto difícil para usuários novatos. A lente de projeção é bastante proeminente e possui uma tampa dedicada.

Para receber a denominação de “projetor interativo”, o S300wi conta com um dispositivo apontador deveras peculiar. A caneta interativa, como a empresa chama o aparelho, leva duas pilhas AA e tem um formato parecido com uma composição de metrô, mais arredondada. Na sua ponta, se sobressai uma espécie de lâmpada LED azul (apagada), a qual deve tocar a superfície da tela a ser desenhada. Há três botões para realizar cliques direito e esquerdo e ajustar a precisão de controle do cursor. O controle remoto, utilizado para configurar o projetor, possui um laser vermelho para usar durante a apresentação.

A utilização da caneta interativa é bastante divertida. À distância de até cinco metros, ela comanda o cursor do computador, fazendo as vezes de um mouse sem fio, com alguns tremeliques naturais da mão – mais longe que isso, a precisão do dispositivo cai um pouco. O botão dedicado a mundança de perfil de operação alterna entre três níveis de sensibilidade. Quando está desenhando sobre a superfície, o funcionamento do gadget é muito bom, a não ser quando a sua própria sombra afeta a projeção. Um ponto forte da tecnologia é poder sincronizar até sete canetas para o ambiente de sala de aula; um fraco é que só uma delas pode ser utilizada de cada vez.

Qualidade de imagem e 3D

Para rodar vídeos em alta definição 720p, a resolução nativa do S300wi é mais que suficiente: são 1280 por 800 pixels em uma imagem de tamanho entre 1,13 até 7,47 metros de diagonal – o que representa de 44 a 294 polegadas. As outras especificações, para a categoria de projetores DLP, são aquém de impressionantes, mas não decepcionam: 2200 ANSI lumens é a taxa de brilho, com contraste de 2.400:1. Nos testes do INFOlab, foi preciso apagar a luz para que a imagem possuísse pretos em nível agradável. Nas áreas mais claras, por padrão, a geração das imagens é um pouco estourada, mas isso é facilmente ajustável através do botão "modo de vídeo" do controle remoto.

O projetor emprega a tecnologia DLP (Digital Light Processing, ou processamento digital de luz), desenvolvida pela Texas Instruments e baseada em um chip que modula luz com alta precisão, aliado de muitos espelhos microscópicos, representantes de cada pixel, e uma roda de cores portadora das cores primárias (veja demonstração em inglês). Entre as vantagens, grosso modo estão maior fidelidade de cores e manutenção de menor dificuldade; os defeitos incluem o chamado efeito arco-íris, quando áreas muito contrastadas evidenciam as cores RGB, devido à roda utilizada pelo DLP para a geração do espectro. Em geral, projetores DLP custam mais.

Vivemos um momento de grande balbúrdia em torno do 3D. O S300wi segue o fluxo e possui frequência máxima de 120 hertz, possibilitando apresentar conteúdo do tipo. O detalhe infeliz do dispositivo é demandar um óculos próprio para a tecnologia DLP Link o qual, no Brasil, é quase impossível de encontrar para compra. Além disso, nos EUA o brinquedo custa, pelo menos, 99 dólares, com a marca Optoma. Por falta do dispositivo, não pudemos avaliar a qualidade da projeção tridimensional.

Um óculos 3D Link, da Optoma: 99 dólares na gringa

Um dos grandes prós deste Dell é sua capacidade de projetar as imagens em uma superfície muito próxima – está na categoria “short throw” entre os dispositivos da fabricante. Enquanto a concorrência, encarnada no BenQ MW811ST, consegue atingir telões ou paredes tão próximas quanto um metro, o S300wi corta esse comprimento pela metade, reproduzindo o conteúdo até a 50 centímetros de distância. Dessa maneira, o usuário do dispositivo possui maior gama de opções ao, por exemplo, fazer apresentações em salas apertadas ou utilizar o projetor por trás da tela, sem ocupar espaço em demasia. A distância máxima de projeção é de 3,3 metros.

Wi-Fi, conexões e conclusão

Para mandar a imagem do computador, há diversas maneiras – preferimos dar ênfase ao cômodo modo Wi-Fi. Quando conectamos a antena (inclusa) no S300wi, o projetor cria sua própria rede wireless. Ao entrar, com seu PC ou Mac no network gerado pelo S300wi, é possível controlar o dispositivo pelo aplicativo no browser, além de fazer a transferência do software de configuração. Gostaríamos que a interface fosse menos parecida com programas da idade da pedra, e que a velocidade fosse suficiente para que não percebêssemos nenhuma latência – apesar de ambos defeitos não serem determinantes. Uma coisa legal foi poder ligar ou desligar o aparelho através Google Chrome (ou Firefox, seu fanboy), ou mesmo conferir o estado de resfriamento. O idioma dos menus, de fábrica, é o inglês, podendo ser trocado por português lusitano.

Se há algo que desagrada, de verdade, na conexão wireless do S300wi, é a demanda pela criação de uma rede própria. Dessa maneira, computadores que se ligam à internet através da placa Wi-Fi ficarão impedidos de, ao mesmo tempo, navegarem na web e mostrarem o conteúdo pelo projetor. Uma solução possível (e inconveniente) é conectar a máquina à rede mundial de computadores via Ethernet.

A antena Wi-Fi é destacável e, seu sinal, potente

Por falar em Ethernet, o S300wi também dispõe de interface de rede cabeada para se ligar às máquinas ou outros projetores. Na lista das entradas de vídeo, figuram HDMI, RCA, S-Video e duas VGA (D-Sub). Ainda há porta serial e duas USB: uma do tipo A e outra B. As caixas de som, a quem uma entrada P2 de áudio é dedicada, possuem 8 watts de potência e são mono, com qualidade fortemente questionável – mas há saída de áudio analógica, também de 3,5 mm.

Conclusão

A interatividade do S300wi é um recurso não somente lúdico, mas também muito útil. Também agradou a distância mínima de projeção, a versatilidade nas conexões e o fato de esquentar pouco. Pelo preço de 6.500 reais, contudo, esperávamos maior contraste nas imagens, e áudio decente – o que não deixa este Dell de fora da lista dos melhores projetores que já testamos.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.