9 de dezembro de 2013

Sambista dispensa cerveja e frituras, faz exercícios e deixa 73kg para trás

O sambista Gabriel Cavalcante, o Gabriel da Muda, conta que levava uma vida desregrada, se alimentava mal, pouco descansava e não dispensava um copo de cerveja no bar. Com toda essa mistura de ingredientes, a pressão arterial e a glicose subiram além do ideal e o ponteiro da balança bateu nos 180kg. Mas foi preciso fazer uma ultrassonografia para surgir um diagnóstico mais preocupante: estava com esteatose hepática avançada (a doença do fígado gorduroso). O problema o motivou a mudar os hábitos rapidamente. Do fim de 2011 até este ano, o carioca fez uma dieta rigorosa, se exercitou e conseguiu deixar para trás 73kg.

Antes dessa busca por uma vida mais saudável, Gabriel lembra que comia muito. No cardápio, era uma feijoada às três da manhã, picanha com inúmeros acompanhamentos, uma média de cinco salgadinhos por dia e refrigerante em excesso. Além disso, não possuía o hábito de comer saladas, legumes e frutas. Foi preciso se adaptar a uma alimentação até então nova para ele.

- Cortei tudo o que eu nunca imaginei ficar sem: salgadinhos, cerveja, hambúrgueres e refrigerante. Incluí na minha vida hábitos alimentares que nunca tive, como comida oriental,  saladas variadas e não tomei qualquer tipo de remédio - contou o carioca da Muda,atualmente com 27 anos e 107kg distribuídos em 1,93m de altura.

Com seis meses de alimentação regrada, Gabriel eliminou 30kg. Depois de ficar um pouco mais magro, ele começou a praticar atividade física e musculação quase diariamente. A partir daí, ganhou fôlego e manteve-se firme no projeto de vida saudável.

- Nadei todos os dias da semana, salvo quando a agenda de shows não permitia. Com isso, perdi mais 25kg. Depois, passei a andar de bicicleta e correr, algo que não conseguia fazer de jeito nenhum - lembrou o músico.

A vitória na luta contra a balança carrega algo mais importante do que apenas diminuir as medidas. É isso que Gabriel mais gosta de frisar:

- Aconselho que as pessoas foquem menos na estética e pensem mais na saúde. É óbvio que é bem legal quando vestimos uma roupa que não usávamos há séculos, mas é bem melhor ouvir do médico: "Você está ótimo!". Hoje, as taxas estão perfeitas e a pressão parece de criança.
Mosaico Minha História Gabriel Cavalcante Eu atleta (Foto: Editoria de arte)
Gabriel ao lado dos amigos, seja mais gordinho ou durante o período de dieta (Foto: Editoria de arte)
 
'Escapadinha' da dieta e melhora da voz
Agora, Gabriel até se dá ao luxo de dar uma escapada na dieta para comer o que tiver vontade. Só o que não pode faltar é a passadinha na academia no dia seguinte para compensar.

- Esses dois anos de luta me permitiram ter uma vida normal hoje. Como sou um fanático pela boa mesa, percebi que não preciso me privar de nada. Claro que não saio da dieta todos os dias. Mas, quando saio, é porque me exercitei e no dia seguinte farei em dobro. Já dei uma relaxada na dieta. Porém, não bebo refrigerantes e não como de madrugada, o que fazia praticamente todos os dias.

O desempenho nos palcos também melhorou, principalmente a voz.

- Tudo muda quando nós estamos em melhores condições físicas. A natação foi o esporte que mais me ajudou nos palcos, pois resolveu os meus problemas de respiração. A consequência: o canto melhora, pois está totalmente ligado à respiração. Tenho recebido elogios de pessoas que garantem que minha voz melhorou - afirmou Gabriel.

A mudança no visual também chama a atenção de quem acompanha suas apresentações, seja no Rio ou pelo Brasil afora. Em alguns lugares, o cantor e compositor chega a passar despercebido. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Samba (2), o músico curte o momento.

- Hoje todos comentam. Como eu viajo muito, tem lugares em que chego para tocar e nem me reconhecem. Outro dia fui fazer um show em Natal e duas pessoas vieram perguntar se eu era mesmo o Gabriel Cavalcante. Me sinto feliz, pois todos dizem que estou com a cara mais saudável e também mais disposto para tudo - encerrou o criador do Samba da Ouvidor, roda que duas vezes por mês agita as ruas do Centro do Rio com sambas bem antigos de nomes como Candeia, Monarco, Noel Rosa e muito mais.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.