25 de dezembro de 2013

Samsung: toda força ao OLED



Enquanto outros fabricantes ainda pensam se vão ou não lançar displays OLED, a Samsung já faz suas projeções para vendas do chamado Flex-OLED, dispositivo que utiliza telas flexíveis feitas de material orgânico (como estas da foto). Numa reunião com seus executivos na semana passada em Seul, o CEO do grupo, Oh-Hyun Kwon, apontou a tecnologia OLED como “o futuro da empresa” e previu que até 2018 nada menos do que 40% dos aparelhos móveis serão do tipo flex.

Na CES, em janeiro, provavelmente a Samsung irá mostrar os protótipos – o primeiro foi o Galaxy Gear, relógio digital com tela arredondada, que vimos na IFA, em setembro. Mas, pelo visto, vem muito mais pela frente. Mr. Kwon anunciou a meta de lançar comercialmente em 2015 os primeiros smartphones com tela dobrável (na IFA, foi mostrado o protótipo Youm).

Esse otimismo todo não é gratuito: em dezembro, a Samsung irá quebrar a barreira de 500 milhões de paineis AMOLED produzidos. Notem bem: segundo o site especializado OLED-Info, no início do ano a conta estava em 300 milhões; ou seja, em menos de doze meses a empresa conseguiu produzir 200 milhões desse componente, ou 560 mil por dia! AMOLED é uma versão dos displays orgânicos baseada no processo conhecido como “matriz ativa” para ativação dos pixels; é o processo usado atualmente nos TVs OLED.

A pergunta que fica é: e quanto aos displays maiores, como os dos TVs? Já temos modelos OLED no mercado e sabemos que os coreanos (Samsung e LG) já estão na dianteira também nesse campo. Mas será que existe o mesmo entusiasmo que se vê no caso dos smartphones? Por enquanto, não é possível saber. Mas no evento surgiram alguns números:

*A Samsung já detém mais de 9 mil patentes ligadas à tecnologia OLED;

* Dos US$ 6 bilhões que o grupo está investindo este ano, mais da metade é direcionada a OLED; em 2015, serão 70%; e em 2017, 85%;

*E as receitas advindas desse investimento, que em 2014 representarão metade do total no segmento de displays, em 2020 chegarão a 70%.

Acho que está bom, não?


[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.