25 de novembro de 2009

Homem Voador Vai Cruzar Continentes

O piloto francês Yves Rossy, conhecido como Jetman, vai realizar hoje a primeira travessia intercontinental com asas a jato.

O desafio é uma ação de marketing da operadora de celular Webtel.mobi e será transmitido ao vivo hoje, às 11h30 (horário de Brasília), no site que a empresa criou especialmente para a ocasião. Basta cadastrar seu e-mail.

Cruzar os 38 quilômetros que separam a costa do Marrocos do sul da Espanha não deve ser difícil para Rossy.

Em setembro do ano passado, por exemplo, ele atravessou os 35 quilômetros do canal da mancha em apenas 13 minutos preso ao sistema de quatro jatos e asas de 2,5 metros de envergadura que ele mesmo criou. A asa é feita de fibras de carbono usadas em aeronaves, e pesa cerca de 30 quilos.

Roissy iniciará a travessia ao ser lançado de um avião a 1.950 metros, já que o equipamento não possui força suficiente para a decolagem. Ele deve se manter a essa altura durante os 13 minutos estimados da trajetória, a uma velocidade de 220km/h.

Ele sairá abastecido com 30 litros de combustível, uma mistura de querosene (95%) e óleo de turbina (5%) e será acompanhado por uma frota de helicópteros e aeronaves, que irão filmar o evento e garantir a segurança do viajante. Apesar da experiência do piloto, pára-quedas de emergência foram instalados no equipamento.

Em março deste ano, a Revista INFO (No 277) entrevistou Yves Rossy – vale conferir na sua coleção, lá na página 58.


Mapa mostra ponto de partida (Starting Point) no Marrocos e pontos alternativos, em caso de más condições clmáticas. A chegada deve acontecer em Atlanterra, Espanha.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.