24 de março de 2013

Indústria aposta na revolução 4K



Lançados timidamente no final do ano passado, os TVs com resolução 4K ainda estão restritos a poucos usuários. Mas setores da indústria eletrônica mundial apostam que é apenas questão de tempo até que esses aparelhos provoquem uma nova revolução no mercado de entretenimento. 

Relatório divulgado na semana passada pela consultoria especializada NPD DisplaySearch mostra que já em 2013 há expectativa de aumentar significativamente a participação da nova tecnologia. O estudo calcula que até o final do ano os fabricantes terão vendido cerca de 2,6 milhões de TVs 4K. Já disponíveis no Brasil através da LG e da Sony, esses TVs - também chamados UHD (Ultra High Definition) - podem exibir imagens com quatro vezes mais definição do que os atuais Full-HD.

Os dois modelos já lançados são de 84 polegadas, o maior tamanho do mercado brasileiro, e portanto indicados somente a quem possui sala grande (a partir de 40m2). O modelo da LG - clique aqui para ler o teste completo - está sendo vendido por cerca de R$ 45 mil e, segundo o fabricante, quase todas as peças, importadas da Coreia, têm compradores encomendados. Já o aparelho da Sony é ainda mais caro: R$ 100 mil. Em ambos os casos, as empresas e/ou seus revendedores providenciam também transporte e instalação, que exigem cuidados especiais.

Para agilizar a distribuição por todo o país, a empresa coreana está ampliando suas instalações em Manaus, visando à montagem local do TV UHD, o que deve possibilitar a redução do preço final. De acordo com os planos, lá serão montados também modelos menores, de 55" e 65".

Outro fabricante que promete entrar no segmento 4K é a Samsung. Seu modelo top de linha, com 85 polegadas, deve ser lançado na Europa e EUA em meados do ano e está previsto para o segundo semestre no Brasil. Samsung e LG, aliás, são dois dos cinco grupos que atualmente dominam a tecnologia de fabricação de displays UHD; as demais são a japonesa Sharp e as chinesas Innolux e AU Optronics; esta última é fornecedora da Sony e da Panasonic, que promete seu primeiro modelo para 2014.

A Innolux, que fornece para Toshiba e Philips/TP Vision, anunciou que está desenvolvendo displays 4K ainda menores, a partir de 34", na expectativa da popularização dessa tecnologia a partir do ano que vem.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.