10 de março de 2013

Projetores 3D começam a ganhar espaço



Embora tenha sido afetado, nos últimos anos, pelo forte crescimento nas vendas de TVs de tela grande, o segmento de projetores para home theater continua dando sinais de vitalidade. As estatísticas disponíveis indicam que a expansão, especialmente nos modelos mais avançados, está sendo até maior do que no caso dos TVs. 

É o que acontece, por exemplo, com os projetores 3D, uma nova categoria que ganhou força no ano passado a partir da popularização dos próprios TVs 3D. Segundo a maioria dos especialistas, a percepção dos efeitos tridimensionais se amplia quando há controle da iluminação na sala. Com as luzes apagadas, o espectador tem uma sensação parecida com a do cinema, com maior envolvimento visual nas imagens. Como o uso de projetores é recomendado especialmente para ambientes com pouca luz, o ganho de qualidade em relação aos TVs acaba sendo maior.

Isso, porém, precisa ser mostrado ao consumidor, o que cabe às revendas especializadas. É por isso que fabricantes como a Epson, que acaba de lançar mais três projetores 3D, está preparando um programa de treinamento voltado a suas revendas, em parceria com seus distribuidores oficiais, Syncrotape e Lightvision. "Em breve, vamos inaugurar um show-room para essa finalidade", diz Gabriel Gonçalves, coordenador da área de projetores da Epson. "Isso vai permitir uma interação maior com nossas revendas, o que é essencial para o crescimento desse mercado."

Gonçalves cita os dados da PMA Research, uma das principais empresas de pesquisa do setor, que apontou um crescimento de 25% nas vendas de projetores no Brasil em 2012. Segundo ele, isso confirma que, apesar da concorrência dos TVs, o segmento tem muito potencial para continuar crescendo. "Nossa participação subiu de 6,5% em 2011 para 20% ao final do ano passado, ou seja, a estratégia de nos aproximar mais dos revendedores especializados está dando certo", diz Gonçalves.

Além de investir em treinamento, a Epson programa para este ano uma série de eventos em que pretende mostrar os novos produtos (e outros que ainda serão lançados) e atuar junto aos revendedores para medir o grau de satisfação dos usuários. Um desses eventos será o Programa de Certificação Home Expert, que começa no final de março, do qual a empresa é copatrocinadora. 

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.