24 de março de 2013

Conceito de barco é inspirado na anatomia de baleias e aves

O Bionic Sailboat (ou Veleiro Biônico, em português) foi desenhado a partir da combinação de técnicas de aproveitamento do vento e um modelo de flutuação inspirados diretamente da natureza. Utilizando soluções testadas e aplicadas em milhares de anos de evolução, o designer industrial húngaro Buzasi Szilveszter buscou desenvolver um barco de luxo reproduzindo a anatomia de animais.

O Veleiro Biônico tem o formato copiando o corpo das baleias e as velas inspiradas nas aves marítimas (Foto: Divulgação/ Buzasi Szilveszter) (Foto: O Veleiro Biônico tem o formato copiando o corpo das baleias e as velas inspiradas nas aves marítimas (Foto: Divulgação/ Buzasi Szilveszter))
O Veleiro Biônico tem o formato copiando o corpo das baleias (Foto: Divulgação/ Buzasi Szilveszter)

O formato da estrutura do iate é inspirado no corpo dos cetáceos - ou seja, mamíferos marinhos, como as baleias. Estes bichos são adaptados para percorrer centenas de milhas náuticas de forma eficiente, reduzindo ao máximo a resistência da água durante o percurso.
Já a vela dupla da embarcação foi inspirada nas aves marítimas, ao reproduzir movimento de “dobrar as asas” destes pássaros. A ideia é que ela deixe de agir sobre o deslocamento do barco quando não estiver em uso. Quando necessário, as velas de 20 m podem ser rapidamente erguidas para, assim, aproveitar a força do ar da melhor forma possível para impulsionar o iate.

As velas podem ser dobradas junto ao corpo para não atrapalhar a navegação, podendo ser rapidamente reerguidas (Foto: Divulgação/ O Veleiro Biônico tem o formato copiando o corpo das baleias e as velas inspiradas nas aves marítimas (Foto: Divulgação/ Buzasi Szilveszter))
As velas podem ser dobradas junto ao corpo para não atrapalhar a navegação (Foto: Divulgação/ Buzasi Szilveszter)

O designer projetou o barco ser um exemplar de luxo de 44 pés e quatro quartos. Ele ainda é um conceito e não há informações sobre a possível construção do veleiro.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.