17 de março de 2013

Base de assinantes em HD supera 28% do mercado

As principais operadoras brasileiras de TV por assinatura já somam em suas bases cerca de 4,7 milhões de assinantes que recebem conteúdos em alta definição. Somando outras pequenas operadoras, projeta-se pelo menos 50 mil assinantes nessa categoria. Essa estimativa foi feita com base em dados coletados extraoficialmente por este noticiário junto a fontes das maiores operadoras com a condição de que a informação só fosse apresentada de forma consolidada. As únicas operadoras que têm seus dados públicos são a GVT (que tem 100% da base em HD, ou seja, 450 mil clientes) e a Sky, que na última conferência do Banco Morgan Stanley, no final de fevereiro, revelou ter 1,5 milhão de assinantes com pacotes HD no Brasil.

Esse número mostra que em pouco mais de cinco anos em que o produto está comercialmente disponível (houve ofertas experimentais em 2006, mas a oferta HD começou de fato no final de 2007), a base de assinantes que recebem canais em alta definição atingiu uma penetração superior a 28%, considerando o total de assinantes de janeiro de 2013 (16,5 milhões).

A tendência é de aceleração desses números. Muitas operadoras já não estimulam a venda de pacotes apenas com o decodificador digital SD (definição padrão). Outras, como a GVT e a OiTV, nem têm a opção de pacotes sem ser HD (no caso da Oi, apenas assinantes antigos têm a caixa SD). A Net, por exemplo, optou por não ofertar em nenhuma nova cidade pacotes SD, todos serão HD.

Canais HD
Já o número de canais  em alta definição ainda é limitado a 61, segundo a listagem de canais registrados junto à Ancine (até dia 7 de março). Esse número não conta, obviamente, os canais abertos, que variam de cidade para cidade.

Ao todo, há 215 canais de TV paga disponíveis e registrados junto à agência reguladora. Dos 61 canais em alta definição, 10 são exclusivamente oferecidos em HD e 51 existem nas duas opções (HD e SD), no modelo de simulcast, quando não há diferenças de conteúdo entre os canais.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.