15 de agosto de 2010

Banda Larga no Brasil inteiro em 2010: é o que aponta um estudo da Telebrasil


Análise foi feita por associação que representa as operadoras brasileiras de telefonia. Dados contradizem estudo recente do IPEA, que aponta cobertura muito mais modesta

Um estudo divulgado pela Telebrasil, associação que representa as operadoras brasileiras de telefonia em parceria com a consultoria Teleco, afirma que as redes de banda larga fixa já atingem mais de 4.800 municípios e, até o fim do ano, chegarão a todo o país.

O estudo "Situação da Banda Larga no Brasil" revela que o uso das redes cresceu 42% no primeiro semestre deste ano. Foram 7,7 milhões de novos aparelhos ativados, totalizando hoje 26,1 milhões de acessos, entre malhas fixa e móvel.

O avanço na participação de aparelhos 3G foi um dos maiores: de 4,3 milhões para 10,4 milhões. Os modems de acesso à internet aumentaram de 2,7 para 3,5 milhões.

A velocidade média também saltou de 512 kilobits por segundo no fim de 2009 para 1,3 megabits por segundo atualmente. Hoje, o Brasil está atrás apenas do Chile e da Colômbia entre os países da América Latina.

Mas os dados da Telebrasil contradizem um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que apontava uma cobertura muito mais modesta. De acordo com os estudos anteriores, a cobertura da banda larga no país era de apenas 46,6% dos municípios. A Telebrasil argumenta que as formas de medição foram diferentes - por isso resultados tão díspares.

E na sua cidade, já existe cobertura 3G? Você acredita na cobertura nacional até o fim do ano? A qualidade do sinal é satisfatória? E o preço, é razoável? Ajude-nos a criar este mapa e cobrar por melhores condições da banda larga no país!

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.