9 de janeiro de 2013

Confira 5 tendências da CES 2013

Editora Globo
Um dos eventos mais esperados do mundo da tecnologia é a feira  CES (Consumer Electronics Show) 2013, que será realizado em Las Vegas, Estados Unidos, na próxima semana.

Todos os anos, o evento apresenta milhares de produtos e inovações que podem virar tendência no futuro. Centenas de empresas de 155 países devem participar do CES 2013, que começa oficialmente na próxima terça-feira, 8 de janeiro, e vai até sexta-feira, dia 11. Haverá mais de 2,5 mil expositores de produtos divididos em 15 categorias, que vão de inovações na infraestrutura das telecomunicações a novidades para o setor de eletrônicos automotivos.
Desde que começou, em 1967, a CES já revelou grandes produtos como o Microsoft Xbox, que estreou na edição de 2001, o DVD Blu-Ray, apresentado em 2003 e os tablets, netbooks e outros devices Android, no ano de 2010.
Confira cinco tendências que a CES 2013 deve apontar:

1. Ultra HDTV  
Editora Globo
Crédito: iStockphoto
A Ultra HDTV (High Definition TV)  é a tecnologia mais nova desde que surgiu a resolução full HD. A novidade está no número de pixels, que dobrou em ambas as direções, passando de 1920x1080 pixels para 3840 x 2160. A Ultra HDTV tem quatro vezes mais pixels que uma TV com sinal de 1080p.
No entanto, alguns especialistas afirmam que 1080p já seria suficiente para exibir imagens em alta resolução, ou seja: aumentar o número de pixels não acrescentaria muita coisa. A não ser que a TV 4K, como é chamada, fosse feita em uma tela muito maior que as de hoje. Sendo assim, a Ultra HDTV só faria sentido para televisões do tamanho de uma parede.

Alguns fabricantes, como a Sony e a LG, já lançaram modelos de TVs 4K, mas a grande chegada dessa tecnologia certamente será na CES 2013, onde as marcas apresentarão televisões com telas de vários tamanhos. 

Ainda que as vantagens dessa tecnologia sejam questionáveis a indústria de televisores está à procura de uma substituta à TV 3D para impulsionar a inovação nesse setor, e a maioria está apostando na 4K. É esperar para ver. 

2. Mobile em qualquer lugar
Editora Globo
Crédito: iStockphoto
Smartphones são aparelhos indispensáveis para se manter conectado. Mas você está conectado ao seu carro? E à sua casa? Em 2013, milhares de companhias vão trabalhar nisso.
Com aplicativos como o Ford Sync e Connect Livio, é possível se conectar ao seu automóvel de seu celular, estendendo seu alcance ao painel do carro. Usar o smartphone para controlar a temperatura e as luzes de sua casa também não é impossível. E também não é tão inacessível, como o Nest, um termostato inteligente que se conecta a seu celular.
Centenas de desenvolvedores de softwares e aplicativos pretendem criar apps que servem de segunda tela para assistir à televisão. Essa categoria está em grande expansão, e deve aumentar em 2013. 

3. Bluetooth Speakers, Lightning Connectors and Soundbars
Editora Globo
Image courtesy of Jawbone
A CES sempre começa com uma apresentação audiovisual. Geralmente, o áudio recebe menos atenção e destaque. Mas até mesmo as belas TVs 4K ficariam "apagadas" se fossem apresentadas sem som.
Em 2012, a mais nova tendência do áudio móvel ganhou força. O Jawbone Jambox é um simples alto-falante compatível com smartphones, tablets ou PC via bluetooth. A categoria de áudio móvel está crescendo, por isso a CES 2013 deve conter dezenas, se não centenas, de alto-falantes sem fio - cada vez mais sofisticados, elegantes e com melhor sonoridade.

Embora o dock sem fio seja o centro das atenções, os docks com fio ainda são necessários já que os celulares precisam ser carregados. Desde que foi lançado, o novo conector da Apple (o Lightning connector do iPhone 5) também deu uma sacudida na categoria. Fabricantes de acessórios estão tentando desenvolver docks compatíveis com o iPhone 5, que certamente estará por toda parte em pouco tempo.

E não vamos esquecer dos SoundBars: tão elegante quanto speaker docks, esses aparelhos têm um som mais poderoso, compatíveis com aquele emitido pela TVs. Essa categoria ainda pode se beneficiar, se destacando dos concorrentes, por ter wireless e design mais fino.

4. Sensores e novas interfaces
 Editora Globo
Imagem cortesia da Leap Motion
Investir em sensores tem sido quase um pré-requesito ao desenvolver gadgets. Aparelhos com os mais diversos sensores, como acelerômetros, giroscópios e gadgets capazes de monitorar seu batimentos cardíacos estarão por todos os lugares da CES 2013. O que eles terão em comum? A capacidade de detectar os seus movimentos e suas intenções melhor do que qualquer coisa que já foi inventada. 
Mas todos esses gadgets voltados à saúde são apenas a ponta de um iceberg composto por equipamentos com os mais diversos sensores, capacidade de armazenamento de dados e outros paradigmas de novas interfaces. 

Controles que utilizam os gestos, tal como o Kinect, estarão incorporados em diversos dispositivos na CES 2013. Um exemplo, é a Leap Motion, que desenvolve um sensor 3-D de movimento que permite ao usuário controlar o computador usando apenas as mãos. O Eye Tracking também deve se tornar uma tecnologia de consumo em 2013. 
Certamente, estamos muito além das telas de touchscreen.
 
5. Mais Gadgets inovadores!
Editora Globo
Divulgação/Pebble Technology
Muitos microempresários e pequenos empreendedores utilizam plataformas de crowdfunding, como o Kickstarter, para conseguir viabilizar projetos que grandes empresas não demonstraram interesse em investir. Boa parte desses produtos não só é viabilizada, como acaba fazendo muito sucesso, mesmo sem ter uma equipe de marketing por trás dos negócios. As grandes companhias estão começando a notar essas oportunidades perdidas.

Enquanto a CES do ano passado apresentou novidades previsíveis, rumores sobre o evento deste ano apontam que esta será uma edição mais ousada. Algumas "celebridades" do Kickstarter, como o Pebble, estarão na feira - mostrando cases de sucesso e, quem sabe, inspirando novos desenvolvedores.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.