18 de janeiro de 2013

Evento mostra as tendências para 2013



TVs cada vez maiores (e mais finos), imagens de ultra-alta definição, equipamentos que se conectam sem fio (e sem que o usuário nem perceba...), interatividade, mobilidade, compartilhamento: um evento como a International CES, que acontece esta semana em Las Vegas, exibe tudo isso e muito mais.

Dias antes da abertura dos portões, que ocorreu na terça-feira, já era grande a agitação na cidade famosa pelos cassinos. Há anos que a CES é o maior evento realizado ali, atraindo uma multidão calculada em quase 200 mil pessoas, entre executivos, técnicos, consultores, jornalistas e outros profissionais da indústria eletrônica (a feira não é aberta ao público). Com a velocidade da internet, as notícias sobre lançamentos e demonstrações começaram a circular desde a semana passada. E a maioria delas se confirmou no Las Vegas Convention Center.

Com mais de 2 mil expositores, a International CES está servindo este ano para definir as tendências da década em pelo menos duas áreas: televisores e tablets. A quantidade e variedade de produtos é tão grande que nem os próprios fabricantes sabem com exatidão quais dessas novidades de fato chegarão às lojas. Por isso, é importante participar do evento e sentir a reação dos visitantes, que são especialistas e formadores de opinião.

"Os fabricantes japoneses de TVs estão bastante interessados em painéis OLED, e estamos negociando para fornecer esse componente a eles", disse à agência de notícias Reuters o co-presidente da LG Displays, Han Sang-beom, durante a CES, revelando uma das estratégias do grupo coreano. Em março, a LG deve ser a primeira empresa a colocar no mercado internacional os aguardados TVs OLED (em novembro passado, foi também a primeira a lançar os TVs 4K).

Ambos - OLED e 4K - foram as maiores atrações da CES 2013, escancarando a competição entre as coreanas LG e Samsung e as japonesas Sony e Panasonic. Embora estejam atualmente na liderança mundial, as duas primeiras sabem que não podem vacilar diante da capacidade tecnológica dos japoneses. "E há ainda os chineses, vindo com toda força", lembra Paul Gagnon, diretor da empresa de pesquisas DisplaySearch, referindo-se principalmente a TCL e Hisense, duas potências chinesas que desta vez ocupam grandes espaços na CES.

A disputa se repete no segmento de tablets. Embora a Apple continue liderando com o iPad, é cada vez maior a quantidade de fabricantes que lutam pelo honroso segundo lugar - alguns, como Samsung e Sony, acreditando firmemente poder chegar ao primeiro. Com a chegada do Windows 8, empresas chinesas e taiwanesas (HTC, Asus, Lenovo), além das tradicionais Motorola e Nokia, estão exibindo na CES a mais nova geração de tablets e smartphones.


[HT]

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