TVs
cada vez maiores (e mais finos), imagens de ultra-alta definição, equipamentos
que se conectam sem fio (e sem que o usuário nem perceba...), interatividade,
mobilidade, compartilhamento: um evento como a International CES, que acontece
esta semana em Las Vegas, exibe tudo isso e muito mais.
Dias
antes da abertura dos portões, que ocorreu na terça-feira, já era grande a
agitação na cidade famosa pelos cassinos. Há anos que a CES é o maior evento
realizado ali, atraindo uma multidão calculada em quase 200 mil pessoas, entre
executivos, técnicos, consultores, jornalistas e outros profissionais da
indústria eletrônica (a feira não é aberta ao público). Com a velocidade da
internet, as notícias sobre lançamentos e demonstrações começaram a circular desde
a semana passada. E a maioria delas se confirmou no Las Vegas Convention
Center.
Com
mais de 2 mil expositores, a International CES está servindo este ano para
definir as tendências da década em pelo menos duas áreas: televisores e
tablets. A quantidade e variedade de produtos é tão grande que nem os próprios
fabricantes sabem com exatidão quais dessas novidades de fato chegarão às
lojas. Por isso, é importante participar do evento e sentir a reação dos
visitantes, que são especialistas e formadores de opinião.
"Os
fabricantes japoneses de TVs estão bastante interessados em painéis OLED, e
estamos negociando para fornecer esse componente a eles", disse à agência
de notícias Reuters o co-presidente da LG Displays, Han Sang-beom, durante a
CES, revelando uma das estratégias do grupo coreano. Em março, a LG deve
ser a primeira empresa a colocar no mercado internacional os aguardados TVs
OLED (em novembro passado, foi também a primeira a lançar os TVs 4K).
Ambos
- OLED e 4K - foram as maiores atrações da CES 2013, escancarando a competição
entre as coreanas LG e Samsung e as japonesas Sony e Panasonic. Embora estejam
atualmente na liderança mundial, as duas primeiras sabem que não podem vacilar
diante da capacidade tecnológica dos japoneses. "E há ainda os chineses,
vindo com toda força", lembra Paul Gagnon, diretor da empresa de pesquisas
DisplaySearch, referindo-se principalmente a TCL e Hisense, duas potências
chinesas que desta vez ocupam grandes espaços na CES.
A
disputa se repete no segmento de tablets. Embora a Apple continue liderando com
o iPad, é cada vez maior a quantidade de fabricantes que lutam pelo honroso
segundo lugar - alguns, como Samsung e Sony, acreditando firmemente poder
chegar ao primeiro. Com a chegada do Windows 8, empresas chinesas e taiwanesas
(HTC, Asus, Lenovo), além das tradicionais Motorola e Nokia, estão exibindo na
CES a mais nova geração de tablets e smartphones.
[HT]
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