Em
meio ao processo de reestruturação do grupo, que busca recuperar a liderança
mundial em TVs, a Sony anunciou na CES 2013 uma nova estratégia visando dominar
todo o eco-sistema da tecnologia Ultra-HD (também chamada 4K). Além de usar o
estúdio de cinema Sony Pictures e sua produtora Sony Television, com seus
vastos catálogos de filmes e séries, que agora passam a ser produzidos também
em 4K, a estratégia prevê facilitar ao consumidor o acesso a esse tipo de
conteúdo, das mais variadas formas.
"Já
somos líderes em projetores 4K para cinemas, com mais de 11 mil salas ao redor
do mundo", afirmou o CEO do grupo, Kazuo Hirai. "O próximo desafio é
fazer nossos conteúdos UHD chegarem ao consumidor, não importa quais sejam os
aparelhos que ele esteja usando." Esse discurso serviu, na última
segunda-feira, como introdução para mostrar o que todos esperavam: a nova linha
de TVs 4K da Sony, que em novembro havia lançado seu modelo de 84"
(XBR-84X900), à venda inclusive no Brasil. “Sabemos que um TV de 84″ não é
acessível a todo mundo”, disse o inglês Phil Molineux, diretor da área de TVs,
ao exibir dois novos modelos 4K, com 55″ e 65″, informando que terão “preço
mais acessível”. Carlos Paschoal, diretor de marketing da Sony Brasil,
confirmou que esses produtos chegarão em breve ao mercado brasileiro.
Indo
mais longe, Hirai apresentou o protótipo de um TV 4K OLED, com 56″, apontado
como padrão para os próximos anos - para decepção de todos, o aparelho acabou
falhando na hora da apresentação. Hirai voltou então a falar do plano de levar
conteúdos 4K através de todas as formas possíveis de distribuição. Este ano, a
Sony promete oferecer aos usuários de seus produtos um sistema de download em
UHD, com filmes da Sony Pictures e também de outros estúdios.
"Além
disso, o usuário poderá criar seus próprios conteúdos em UHD", acrescentou
Hirai, apontando para o primeiro protótipo de câmera 4K destinada ao consumidor
(a empresa trouxe a Las Vegas também dois novos modelos de câmeras
profissionais 4K e um projetor compacto que reproduz imagens nesse padrão).
A
preocupação em tornar mais acessíveis os conteúdos 4K, hoje praticamente
inexistentes, é também de outros fabricantes. Também na CES 2013, a Samsung
está demonstrando um novo processamento de vídeo destinado a melhorar a
qualidade dos materiais baixados da internet; e anunciou também uma parceria
com a Netflix, que permitirá aos assinantes do serviço assistir aos filmes em
resolução 4K usando TVs Samsung.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.