A
promessa é de Wayne Park, CEO da LG nos EUA: em março, os americanos poderão
adquirir, por algo em torno de US$ 12.000, o primeiro TV do mundo com painel
orgânico (OLED). Será um modelo de 55 polegadas, com apenas 4mm de espessura e
pesando menos de 10Kg. O produto foi colocado à venda na Coreia na semana
passada, e a previsão da empresa é lançá-lo nos principais países consumidores
ao longo do ano.
Segundo
Park, mais de 1.400 lojas coreanas já estão aceitando encomendas do aparelho,
cuja entrega está prevista para fevereiro. Os televisores serão vendidos por
cerca de US$ 10 mil. "Teremos ainda um modelo de 65", nos próximos
meses", prometeu o executivo, confirmando que a tecnologia OLED é a grande
prioridade do grupo LG para os próximos anos. Ele aproveitou a CES para
anunciar que, a partir de agora, a empresa deixa de fabricar TVs LCD
convencionais (com painel interno de lâmpada fluorescente), concentrando-se nos
painéis de leds.
Para
a maior parte dos especialistas, a tecnologia OLED (Organic Light-emitting
Diode) tem tudo para se estabelecer como padrão em TV nos próximos anos.
Segundo estimativas da DisplaySearch, devem ser vendidos 5,5 milhões de
televisores desse tipo até 2015, contra cerca de 1,3 milhão dos 4K. Os diodos
orgânicos emitem luz mais intensa que os leds convencionais. Além disso,
possuem maior sensibilidade aos impulsos elétricos e à variação de cores e
brilho.
Existem
dois tipos de diodos orgânicos. A maioria dos fabricantes utiliza os chamados RGB,
que processam de forma independente as três cores primárias em vídeo (vermelho,
verde e azul). A LG optou pelos chamados WRGB, que também fazem o processamento
em separado da cor branca, o que, segundo o fabricante, resulta em imagens mais
claras e definidas.
Embora
esteja saindo na frente de seus concorrentes, a LG não deverá ficar por muito
tempo sozinha nesse segmento. Aqui na CES, pelo menos outros três fabricantes
estão demonstrando TVs OLED. A Samsung, inclusive, está exibindo um modelo de
55", aparentemente idêntico ao da LG, mas identificado como "Real
OLED", insinuando que o painel WRGB da concorrente não tem o mesmo
desempenho.
Já
as japonesas Sony e Panasonic, que meses atrás anunciaram uma parceria para o
desenvolvimento da tecnologia OLED, mostram na CES dois modelos semelhantes, de
56", mas com capacidade de reprodução de imagens 4K. Ambos, no entanto,
são ainda protótipos.
[HT]
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