Imaginar milhares de pessoas percorrendo as salas e galerias do mais
tradicional museu do mundo vidradas numa telinha de videogame
certamente dá calafrios nos mais tradicionais amantes da arte. Pois é
justamente isso que acontece no Museu do Louvre, em Paris, desde abril
de 2012. Uma parceria com a Nintendo produziu os novos audioguias do
museu para consoles Nintendo 3DS. Agora, a visita guiada ao maior museu
de arte clássica do mundo proporciona uma experiência mais interativa.
Em
lugar de simplesmente ouvir os comentários sobre uma obra, o visitante
recebe sugestões de percursos de acordo com suas áreas de interesse – é
impossível visitar todo o museu em um só dia –, e conta com um acervo de
imagens em 3D e alta definição para explorar detalhes das principais
obras expostas. O Louvre espera, assim, atrair um público que não
frequenta galerias de arte. Ainda é cedo para dizer se a iniciativa
atingiu seu objetivo, mas os novos guias já fazem sucesso.
Percursos temáticos
Entre todas as
novas funcionalidades, a mais útil é o serviço de GPS. Quem já tentou
percorrer a estrutura labiríntica do Palácio do Louvre, contando apenas
com o próprio senso de orientação, sabe como é difícil se localizar.
Agora é possível saber onde se está e qual é o caminho mais rápido para
chegar à obra que gostaria de ver. “É o melhor guia que já vi. O museu é
imenso, e seria muito fácil me perder”, diz a analista de TI americana
Cindy Mendoza.
O sistema também propõe percursos temáticos. O mais
acessado é o das obras-primas, que contempla apenas o mainstream do
acervo, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. “Essa é a primeira vez que
venho ao Louvre e não sei quando voltarei. Quis aproveitar para conferir
as obras mais famosas”, afirma o funcionário público Victor Araújo. Há
também uma rota traçada especialmente para crianças e os percursos das
exposições temporárias. Para os próximos meses, o Louvre vai apresentar
novos roteiros cujo objetivo é explorar as áreas menos visitadas do
museu.
Outra novidade que impressiona são as imagens em 3D e alta definição.
O recurso ajuda a conferir os pequenos detalhes das principais pinturas
e esculturas. É algo especialmente útil quando se deseja analisar obras
famosas, como a Mona Lisa.
O famoso quadro de Leonardo da Vinci,
além de ser protegido por um espesso vidro, cria ao seu redor uma
aglomeração que impede a apreciação da obra com a calma necessária.
Desde
o lançamento dos consoles, o número de pessoas que aluga o guia
eletrônico dobrou. São quase 2 mil por dia atualmente. “Metade do nosso
público tem menos de 30 anos. São jovens já familiarizados com a
tecnologia”, disse a INFO Agnès Alfandari, chefe de multimídia do
Louvre. O preço de 5 euros ajuda. Os mais refratários a videogames podem
usar o guia à antiga, digitando o código de cada obra e ouvindo o
comentário preparado por curadores do museu. Entre obras do acervo
permanente e exposições temporárias, são 700 comentários, que abrangem
mais de 35 horas de áudio, interpretados por atores e especialistas.
Para
a Nintendo, a parceria é uma chance de atrelar a marca a uma
instituição cara aos franceses em um mercado onde a gigante japonesa
ainda patina. O acordo entre a Nintendo e o Louvre é de cinco anos, e
mais novidades já estão sendo projetadas, ainda que em segredo.
“Só
posso dizer que nossa intenção é explorar ao máximo o potencial dessa
parceria”, afirma Agnès. O Louvre, que já serviu de cenário para filmes e
romances, poderia ser palco de uma nova aventura do encanador Mario?
Quem sabe.
[Info]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.