20 de janeiro de 2013

Nintendo faz visitas guiadas com 3DS pelo Louvre

Imaginar milhares de pessoas percorrendo as salas e galerias do mais tradicional museu do mundo vidradas numa telinha de videogame certamente dá calafrios nos mais tradicionais amantes da arte. Pois é justamente isso que acontece no Museu do Louvre, em Paris, desde abril de 2012. Uma parceria com a Nintendo produziu os novos audioguias do museu para consoles Nintendo 3DS. Agora, a visita guiada ao maior museu de arte clássica do mundo proporciona uma experiência mais interativa.

Em lugar de simplesmente ouvir os comentários sobre uma obra, o visitante recebe sugestões de percursos de acordo com suas áreas de interesse – é impossível visitar todo o museu em um só dia –, e conta com um acervo de imagens em 3D e alta definição para explorar detalhes das principais obras expostas. O Louvre espera, assim, atrair um público que não frequenta galerias de arte. Ainda é cedo para dizer se a iniciativa atingiu seu objetivo, mas os novos guias já fazem sucesso.

Percursos temáticos
Entre todas as novas funcionalidades, a mais útil é o serviço de GPS. Quem já tentou percorrer a estrutura labiríntica do Palácio do Louvre, contando apenas com o próprio senso de orientação, sabe como é difícil se localizar. Agora é possível saber onde se está e qual é o caminho mais rápido para chegar à obra que gostaria de ver. “É o melhor guia que já vi. O museu é imenso, e seria muito fácil me perder”, diz a analista de TI americana Cindy Mendoza.

O sistema também propõe percursos temáticos. O mais acessado é o das obras-primas, que contempla apenas o mainstream do acervo, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. “Essa é a primeira vez que venho ao Louvre e não sei quando voltarei. Quis aproveitar para conferir as obras mais famosas”, afirma o funcionário público Victor Araújo. Há também uma rota traçada especialmente para crianças e os percursos das exposições temporárias. Para os próximos meses, o Louvre vai apresentar novos roteiros cujo objetivo é explorar as áreas menos visitadas do museu.

Outra novidade que impressiona são as imagens em 3D e alta definição. O recurso ajuda a conferir os pequenos detalhes das principais pinturas e esculturas. É algo especialmente útil quando se deseja analisar obras famosas, como a Mona Lisa. 

O famoso quadro de Leonardo da Vinci, além de ser protegido por um espesso vidro, cria ao seu redor uma aglomeração que impede a apreciação da obra com a calma necessária.
Desde o lançamento dos consoles, o número de pessoas que aluga o guia eletrônico dobrou. São quase 2 mil por dia atualmente. “Metade do nosso público tem menos de 30 anos. São jovens já familiarizados com a tecnologia”, disse a INFO Agnès Alfandari, chefe de multimídia do Louvre. O preço de 5 euros ajuda. Os mais refratários a videogames podem usar o guia à antiga, digitando o código de cada obra e ouvindo o comentário preparado por curadores do museu. Entre obras do acervo permanente e exposições temporárias, são 700 comentários, que abrangem mais de 35 horas de áudio, interpretados por atores e especialistas.

Para a Nintendo, a parceria é uma chance de atrelar a marca a uma instituição cara aos franceses em um mercado onde a gigante japonesa ainda patina. O acordo entre a Nintendo e o Louvre é de cinco anos, e mais novidades já estão sendo projetadas, ainda que em segredo.

“Só posso dizer que nossa intenção é explorar ao máximo o potencial dessa parceria”, afirma Agnès. O Louvre, que já serviu de cenário para filmes e romances, poderia ser palco de uma nova aventura do encanador Mario? Quem sabe.

[Info]

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