Apesar
de perder mercado em todo o mundo, principalmente após a queda de preços dos
TVs LED-LCD, a tecnologia de plasma continua nos planos da Panasonic, maior
fabricante do mundo. Em Las Vegas, a empresa está exibindo um total de 16 novos
TVs de plasma, com tamanhos entre 42 e 65 polegadas. E, o mais importante,
todos conectados à rede Viera Connect, que o fabricante promove buscando
fidelizar os usuários de todos os seus produtos (dos TVs às câmeras e até eletrodomésticos,
que comercializa em alguns países).
"Fomos
os primeiros a apresentar TVs smart", lembrou o presidente da divisão de
consumo na América do Norte, Shiro Kitajima, ao anunciar os produtos exibidos
na CES 2013. "Para este ano, teremos mais de uma dezena de TVs com
interface incrementada, onde o foco será o acesso facilitado e a capacidade de
personalização", explicou.
Os
modelos top de linha, por exemplo, agora virão com câmera embutida, de alta
definição (capaz de identificar quem é a pessoa que está usando o TV), e
controle remoto com touchpad. Terão ainda o recurso My Home Screen, que permite
a criação de uma tela personalizada para cada usuário, com seus apps, fotos e
vídeos identificados. O TV armazena a tela personalizada de cada usuário e já coloca
na tela seus recursos preferidos, automaticamente. Mais: foi aperfeiçoado o
recurso Swipe & Share 2.0, que já existia na linha 2012, para transferir ao
TV imagens de smartphones e tablets. O acesso às configurações e funções
do TV também poderá ser feito por voz.
Durante
a CES, a Panasonic anunciou sua entrada na Smart TV Alliance, entidade que
propõe a criação de um padrão comum para aplicativos de TVs, que seriam
seguidos por todos os fabricantes. Entre as empresas filiadas estão, até o
momento, LG, Toshiba e IBM. A intenção é que cada desenvolvedor possa criar
apps para todas as marcas de TVs, players Blu-ray etc. "Para nós, o
conceito Smart significa transformar os aparelhos em centrais de acesso a um
mundo de serviços", explicou Merwan Mereby, vice-presidente da área de
conteúdos do grupo Panasonic. "Tudo isso pode ser compartilhado entre
aparelhos diferentes, inclusive com amigos e familiares", acrescentou o
executivo, ao anunciar parcerias com dois grandes fornecedores de conteúdo; YouTube
e HSN.
Segundo
a empresa, a rede Viera Connect passa agora a ser acessível não apenas através
dos TVs (plasma e LED-LCD), mas também via players Blu-ray, conjuntos
integrados de home theater, filmadoras e media players, o que representa 75% de
tudo que a Panasonic produz atualmente. Para facilitar essa integração, a
empresa anunciou ainda que a plataforma Viera Connect passa agora a aceitar o
protocolo de programação HTML5, preferido pela maioria dos desenvolvedores.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.