5 de fevereiro de 2012

Honda Brio

O Brio, este hatchback compacto com linhas curvilíneas, recheadas de vincos e amplo vidro traseiro, é a grande aposta da Honda para conquistar milhares de novos compradores em países do outro lado do mundo, como Índia e Tailândia. Nesses mercados, onde o carro foi lançado no fim de setembro do ano passado, ele custa 40% a menos que o Jazz, o nome local do Fit, vendido no Brasil a começar de 50 000 reais. Significa que, onde já é vendido, o Brio está levando a marca japonesa a uma fatia do Mercado na qual ela não tinha um competidor para brigar. A essa altura, você deve estar perguntando: e o que nós brasileiros temos com isso?

A resposta pode ser... tudo. O segmento no qual o Brio se encaixa é exatamente um dos mais quentes do mercado nacional. É onde se situam modelos nacionais de entrada há muito estabelecidos e que se preparam para enfrentar concorrentes como os futuros Hyundai HB e Toyota Etios. Ainda que sua presença por aqui ainda não seja tratada como uma certeza, a chegada do Brio colocaria a Honda no estratégico segmento dos compactos.

Se ele vier mesmo, os brasileiros terão um carro moderno e interessante a sua escolha. Com 3,61 metros de comprimento e 22 cm a menos que o Fit, o Brio que fomos conhecer nas ruas de Bangalore, no sul da Índia, é do tamanho de um Ford Ka. São apenas 2 cm a mais que o Picanto, em sua atual versão à venda no mercado brasileiro. Apesar de este Honda ser 16 cm menor que o Etios Liva, o compacto que a Toyota produzirá em Sorocaba a partir do fim deste ano, ambos concorrem em preço no mercado indiano.

Sua praia, portanto, é a dos veículos compactos, perfeitos para quem procura um automóvel ágil e econômico, sob medida para encarar o trânsito das cidades. "O Brio foi lançado no mercado indiano para ser o modelo com preço mais acessível, mas tem qualidades de sobra para ser o primeiro carro de jovens ou de casais sem filhos", disse M. Ramdas, gerente da concessionária White Fields, em Bangalore.

A maior virtude do Brio avaliado por QUATRO RODAS é a de ser um modelo pequeno, mas não simplório. Inspirado no New Small Concept, o protótipo que a Honda revelou em 2009, no Salão do Automóvel de Nova Délhi, causa boa impressão. Destacam-se os vincos no capô, os grandes faróis e as lanternas traseiras, para-choques largos na frente e a ampla área envidraçada atrás. Para dar um toque de sofisticação, as rodas são de liga leve e a grade frontal é cromada.

Apesar de ter apenas 2,34 metros de espaço entre eixos, esse Honda opera um verdadeiro milagre: acomoda quatro adultos, sem aperto, e ainda 175 litros de malas (é possível aumentar o espaço para as bagagens, já que o banco traseiro pode ser rebatido). Mesmo na hora em que fui para o assento de trás, tive a agradável surpresa de poder acomodar as pernas, sem sufoco.

O interior e o painel do Brio são revestidos de plástico, mas isso não é sinônimo de falta de qualidade. Logo nas primeiras pisadas no acelerador, uma luz verde no velocímetro mostra o indicador ECO, sistema que registra se o motor 1.2 de 88 cv movido a gasolina está funcionando com o engate de marcha mais adequado, do ponto de vista da economia de combustível. Os números indicam consumo de 17 km/l na estrada e 12,6 km/l na cidade. Outro destaque que nos fala diretamente é o comportamento do Brio em vias com asfalto irregular e lombadas, condições bastante conhecidas por aqui e igualmente comuns na Índia. Bem calçado com pneus 175/65 R14, ele encara esses pisos sem constrangimento. Por suas características, o Brio tem tudo para se ambientar bem por aqui e conquistar novos seguidores para a marca, tirando partido da boa imagem conquistada pelos irmãos maiores, num mercado em que ela não está presente até agora. A questão decisiva, como sempre, será o preço. Custando a versão básica o equivalente a 15 000 reais nas concessionárias indianas, ele deverá custar pelo menos o dobro desse valor, se vendido por aqui.

[Quatrorodas]

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