29 de fevereiro de 2012

Automação residencial cai de preço e ganha novos recursos


Com TVs, players, computadores e até celulares falando a mesma linguagem, o mercado de automação residencial vai revelando um alto potencial de crescimento no Brasil. Além dos preços em queda (já é possível iniciar um projeto desse tipo adquirindo um controle remoto e uma mini central simples na faixa de R$ 2.000), a facilidade de integração entre os aparelhos vem atraindo mais consumidores para esse setor.


Em 2012, uma série de eventos em várias cidades brasileiras irá mostrar mais de perto essa tendência, que segue o que acontece nos países desenvolvidos. No início de março, a ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores) promove em São Paulo seu primeiro workshop sobre casa inteligente, com o engenheiro José Roberto Muratori, presidente da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial). Ainda em março, começa o Programa de Certificação Home Expert, que pelo segundo ano consecutivo irá oferecer aulas (presenciais e online) a profissionais da área.

Para agosto, estão previstas da Expo PredialTec, principal feira do setor, que no ano passado reuniu 40 expositores e cerca de 10 mil visitantes. Simultaneamente à feira, acontecerá a 11a. edição do Congresso HABITAR, o mais importante do segmento, onde especialistas da área irão debater temas como construção civil e arquitetura inovadoras, energias alternativas, novas tecnologias incorporadas às edificações; medidores inteligentes de energia, mobilidade, automação na nuvem e cidades inteligentes.

Com várias empresas estrangeiras investindo no país, o conceito de automação residencial está se expandindo rapidamente. Levantamento feito pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL em janeiro último mostrou vários grupos internacionais atuando diretamente ou em parceria com empresas brasileiras nesse setor: Crestron, Z-Wave, Control 4, Schneider, Elan, Pro Control, Nevo e Lutron, além das nacionais Scenario, NeoControl.

Quase todas essas empresas oferecem controles de custo mais acessível, além de opções baseadas em aplicativos para smartphones e tablets. Investem também no treinamento e suporte ao revendedor especializado, já que os sistemas exigem projeto e programação específicos de acordo com a estrutura da casa ou apartamento.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.