1 de março de 2012

Smartphones com saída HDMI viram centrais multimídia


Uma nova geração de telefones celulares, mais avançados ainda do que os chamados smartphones, está chegando ao mercado brasileiro. São aparelhos que trazem com maior novidade a conexão HDMI, que permite transmitir e receber áudio e vídeo de alta definição. Com isso, os celulares podem ser ligados até a TVs Full-HD, ampliando as possibilidades de reprodução.

Já são quatro os fabricantes que oferecem essa solução: LG, Motorola, Nokia e Sony. A principal vantagem está em conectar o smartphone ao televisor por um único cabo. O modelo Motorola RAZR, por exemplo, grava vídeos em Full-HD (resolução de 1080p) e permite reproduzi-los facilmente nos TVs. Com memória interna de 16GB, pode ainda armazenar fotos e vídeos para ser vistos na tela grande. Outra vantagem dos smartphones com saída HDMI é a melhora significativa na qualidade do áudio, graças ao tamanho dos alto-falantes do TV, que aceitam potências mais altas.

Com a disputa acirrada entre os fabricantes (dos principais, somente Apple e Samsung ainda não oferecem smartphones com HDMI), aumenta também a quantidade de aplicativos de vídeo para os aparelhos. Seja com sistema operacional Android (a maioria) ou até Symbian (da Nokia), as app stores de cada fabricante oferecem principalmente jogos, muitos deles gratuitos, que ganham mais impacto numa tela de TV. Muitos smartphones permitem jogar acionando a própria tela touchscreen, e há opções como o Xperia Play (da Sony), que traz os controles físicos do Playstation.

A empresa japonesa, aliás, acaba de lançar nos EUA seu novo videogame portátil PlayStation Vita, que além desses recursos permite acesso à internet, transformando-se, portanto, quase numa central de entretenimento. O aparelho - previsto para chegar às lojas brasileiras na próxima semana - traz ainda o recurso de realidade aumentada, para alguns jogos.

[HT]

2 comentários:

Digite aqui seu comentário.