12 de fevereiro de 2012

Por que a distância para TVs 3D deve ser menor?

A recomendação para uma distância moderada diante de TVs 3D se faz necessária para que os efeitos sejam mais impactantes, tal como ocorre nas salas de cinema. Caso contrário, fica difícil para os telespectadores terem uma boa sensação de imersão com a ilusão de que o ponto mais próximo de uma imagem está mais perto do que a própria tela e o ponto mais distante pareça mais longe do que a TV.

Essa disparidade fundamental entre os pontos de convergência e de focalização dos olhos está diretamente relacionada com a separação das imagens para os olhos esquerdo e direito, ou paralaxe da imagem. É o valor da paralaxe na imagem que determina a agressividade dos efeitos 3D. O espectador deve então fazer experiências até encontrar uma “zona de conforto”, onde a visualização das imagens 3D se torne mais agradável e envolvente.

Ao se manter nessa posição privilegiada, o cérebro pode fundir adequadamente as imagens destinadas ao olho esquerdo e direito. Com isso, além de perceber melhor a tridimensionalidade, é possível minimizar os efeitos colaterais como tonturas e enjôos, especialmente nas pessoas mais sensíveis.

Outra característica importante é o ângulo de visão horizontal em 3D, que se revela mais restrito em relação ao 2D. Ao sentar-se lateralmente à tela de alguns modelos, perde-se um pouco do impacto dos efeitos e o crosstalk (fantasma ou sobreposição de imagem) torna-se mais evidente. Portanto, se você gosta de ver filmes ao lado da família e dos amigos, observe bem esse detalhe antes de escolher sua TV 3D.

Veja as distâncias recomendadas pela THX para imagens HD, que podem servir como referência para 3D.
tela            mínima        máxima
40”             1m22           1m82
50”             1m51           2m28
60”             1m82           2m74

Para saber mais detalhes sobre distâncias, veja a matéria completa publicada na edição 187 da revista HT&CD.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.