7 de fevereiro de 2012

Boné inteligente mede cansaço no cérebro

A EdanSafe, empresa de tecnologia australiana, criou um boné capaz de medir as ondas cerebrais de quem o usa para determinar em tempo real o nível de cansaço da pessoa. O Smartcap carrega um pequeno chip e tem um sistema para fazer o monitoramento da atividade cerebral.

O boné foi criado para os motoristas. Ao detectar o cansaço da pessoa, ele envia um sinal de alerta para o display do veículo ou para um pequeno aparelho, avisando que está na hora de descansar um pouco. O Smartcap usa sensores pequenos e à prova d’água e seu uso é igual ao de um boné comum. Algumas montadoras de veículos já usam sistemas de detecção de cansaço no próprio computador de bordo dos carros.

A cada segundo, um algoritmo personalizado analisa os dados recebidos dos sensores e determina se o usuário está alerta. A informação é enviada por Bluetooth para o computador de bordo ou para o aparelho, que emitem os avisos audiovisuais. Não há como enganar o boné: ele percebe quando o motorista não está usando o sistema, aferindo o volume de ondas cerebrais.

A EdanSafe pretende lançar o boné ainda no primeiro semestre.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.