22 de fevereiro de 2010

Robô Japonês Ajuda Matar Saudade Dos Amigos

Às vezes bate aquela saudade dos amigos ou da família que, por um motivo ou outro, agora estão longe de você. E pelo jeito alguns cientistas japoneses sofriam muito desse mal, pois criaram um robô que recebe comandos de seus amigos que estão longe e os reproduz perto de você, como um avatar.

Nascido no Tsumaki Telerobotics Laboratory, da Universidade de Yamagata, Japão, o Telecommunicator T1 pode se empoleirar no ombro de uma pessoa e reproduzir alguns movimentos gestuais do amigo distante. O dono do robô não o comanda, mas sim a outra pessoa que está longe.

O Telecommunicator recebe e envia dados, áudio e vídeo pela internet, assim, a pessoa comandando o robô vê o que está no seu campo de visão e fala por ele. Quando quem estiver perto do robô falar com ele e apontar algum lugar, por exemplo, o amigo distante pode olhar para onde o dono está apontando pelos olhos do robô e se comunicar.

Não que isso vá substituir a presença, mas é interessante notar como a comunicação está indo muito além de meramente transmitir áudio e vídeo.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.