A Honda apresentou nesta segunda-feira (25), em Nova Déli (Índia), a
nova geração do City, que chega às lojas daquele mercado em janeiro.
Como é habitual ao marketing da fabricante japonesa, o modelo foi
chamado de All New City e representa a quarta geração do sedã na Ásia.
Não há informações sobre a chegada do novo modelo ao Brasil, que
convive com apenas uma única geração do City (a terceira global) desde o
início de sua produção local em Sumaré (SP), em 2009, passando pela reestilização de 2012
(no mundo, o primeiro City surgiu em 1998). De toda forma, executivos
da marca para Ásia e Oceania afirmam que o novo City será vendido em 60
países -- o atual está em 55 mercados.
Visualmente, o novo City
mantém linhas características a ponto de parecer mais uma reestilização
do que uma geração inteiramente nova, numa repetição do fenômeno
ocorrido com a atual geração do sedã médio Civic. O estilo, chamado pela
Honda de "H" , deixa o conjunto óptico está mais complexo, mas mantém o
formato geral do atual. A grade frontal de três lâminas foi substituída
pelo padrão "alado" com um único elemento servindo de suporte ao
emblema da Honda sublinhado por tomada de ar com um único friso
horizontalizado. O para-choque está mais esportivo, com protuberâncias e
recortes que lembram os utilizados no Civic; há ainda novos nichos para
as luzes de neblina, agora localizadas mais nas extremidades da peça.
Lateralmente, porém, muito pouco parece ter mudado, a ponto do carro
manter o vinco que se inicia na ponta das lanternas traseiras e segue
até atravessar quase que totalmente a porta dianteira. Por falar em
lanternas, elas estão maiores e lembram mais as peças do sedã grande
Accord, que as do Civic.
Valores para a nova geração não foram citados.
IGUAL E DIFERENTE
Assim como o visual, as medidas do All New City também mudaram pouco. A Honda não informou se este modelo usa a nova plataforma compacta do Fit, que servirá de base também para o SUV compacto Vezel, mostrado na última semana no Salão de Tóquio, mas a imprensa especializada da Índia aponta nesta direção. De toda forma, o carro tem 4,44 metros de comprimento e 1,69 m de largura, mesmas distâncias do atual. No entanto, o sedã cresceu 10 milímetros na altura, agora em 1,49 m, e outros 50 mm no espaço entre-eixos, indo a 2,60 m.
Assim como o visual, as medidas do All New City também mudaram pouco. A Honda não informou se este modelo usa a nova plataforma compacta do Fit, que servirá de base também para o SUV compacto Vezel, mostrado na última semana no Salão de Tóquio, mas a imprensa especializada da Índia aponta nesta direção. De toda forma, o carro tem 4,44 metros de comprimento e 1,69 m de largura, mesmas distâncias do atual. No entanto, o sedã cresceu 10 milímetros na altura, agora em 1,49 m, e outros 50 mm no espaço entre-eixos, indo a 2,60 m.
Com
isso, segunda montadora, o sedã fica mais fica mais espaçoso e
confortável mantendo as caractéristicas compactas do segmento.
- Medidas gerais seguem inalteradas, mas espaço entre-eixos foi ampliado em 5 cm
O interior foi atualizado e conta com um "futurista" cockipit de
camadas flutuantes, nas palavras da Honda. Não foram divulgadas imagens
oficiais do interior, mas fotos feitas pela publicação IndianAutoblog,
responsável também pelo vídeo que pode ser visto abaixo, mostram que
não se trata do recurso de painel de instrumentos em dois níveis usado
no Civic, mas apenas de uma evolução do padrão do City atual -- estão
lá, atrás do volante, os três mostradores circulares. O sistema
multimídia, porém, está mais avançado e inclui uma tela ampla. Há ainda
botão de partida.
Segundo a Honda, o motor a gasolina é o 1.5
i-VTEC atualizado e um inédito 1.5L i-DTEC, a diesel. No Brasil, o City
atual usa o 1.5 flex, que gera 116 cv de potência e torque de 14,8 kgfm.
[Uol]
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