Será aberta no próximo dia 6 a edição 2013 da IFA,
principal evento de tecnologia de consumo da Europa. E, como de costume, a
disputa entre os principais fabricantes de displays é a grande atração da
feira, que acontece em Berlim. Além dos TVs de tamanho gigante (já na faixa de
100 polegadas), aguarda-se também várias novidades em smartphones, tablets,
notebooks e modelos híbridos entre essas três categorias.
Um bom indício da importância que a IFA vem
ganhando para a indústria é o fato de que a Apple programou para o dia 10,
véspera do encerramento da feira de Berlim, o lançamento do novo iPhone (a
empresa americana não participa da IFA nem da CES, em janeiro; ao contrário,
costuma programar seus próprios eventos de lançamento para concorrer com as
duas principais feiras da indústria eletrônica).
A lista de expositores da IFA 2013 soma mais de
1.400 marcas, a maioria delas europeias. Os maiores estandes, como sempre,
estão reservados para Sony, Philips (foto abaixo), Samsung (foto acima), LG,
Panasonic, Toshiba e Sharp, além da operadora alemã Deutsche Telekom (DT). Ao
contrário da CES, em Las Vegas, a feira de Berlim reúne todos os segmentos da
indústria de tecnologia: áudio, vídeo, telecom, informática, automotivo,
câmeras, linha branca, cuidados com a saúde etc.
Mas TVs, tablets e smartphones são mesmo os itens
que mais atraem as atenções. Depois de lançar seus primeiros TVs com resolução
4K, Samsung, Sony e LG, ao que tudo indica, farão na IFA
novos shows em torno dessa tecnologia (clique nas marcas para ver vídeos de cada
um deles). A primeira anunciou que exibirá em Berlim o maior TV 4K de uso
comercial, com 98" polegadas (foto). Outros fabricantes de peso que
prometem exibir esse tipo de produto são Sharp, Toshiba e Philips (foto), esta
associada à chinesa TPV.
Há poucas semanas, a Vodafone - segunda maior
operadora de celular do mundo - anunciou um acordo com a DT para explorar o
segmento de TV paga na Alemanha, o maior mercado da Europa. O plano prevê até o
lançamento de um canal 4K via satélite, a tempo de aproveitar as transmissões
da Copa do Mundo de 2014. Durante a IFA, ambas pretendem promover demonstrações
especiais desse serviço.
Na área de dispositivos móveis, a IFA também
reserva uma disputa acirrada entre marcas como Sony, Nokia, Samsung, LG, Asus e
Lenovo. Nos últimos dias, algumas dessas empresas começaram a soltar na
internet pequenos vídeos que preparam o terreno para suas demonstrações na IFA.
A Sony, por exemplo, acena com um novo item da linha Vaio, que seria um híbrido
de tablet e notebook (veja aqui o vídeo). A LG usou a mesma estratégia para promover
seu tablet G.
Para acompanhar as novidades do evento, diretamente
de Berlim, acesse nosso hot site, que estará no ar a partir do dia 4 de
setembro, dentro do portal hometheater.com.br. E para ver como foi o
evento no ano passado, acesse o hot site IFA 2012.
[HT]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.