Os criadores de um aplicativo que localiza vagas de estacionamento
venceram a maratona tecnológica Hackathon 1746, promovida pela
Prefeitura do Rio neste fim de semana. A missão dos competidores era
desenvolver um aplicativo para melhorar o funcionamento da Central de
Reclamações da Prefeitura do Rio. E o projeto vencedor vai ser
implantado em conjunto com a prefeitura, como mostrou o Bom Dia Rio.
Setenta e nove programadores aceitaram o desafio de solucionar os
quatro principais problemas registrados na Central 1746 da prefeitura: a
poda de árvores, a iluminação pública, a manutenção de vias e o
estacionamento irregular. Eles tiveram 30 horas para pensar e criar.
O grupo que desenvolveu um aplicativo para smartphones que promete ser a
salvação dos motoristas foi o escolhido por um júri de especialistas em
computação, no domingo (1º).
“A ideia é facilitar a vida dos motoristas e também da prefeitura
através deste aplicativo, onde nós poderemos coletar informações de todo
tipo, desde os melhores horários para parar o carro em cada parte da
cidade e você vai conseguir visualizar isso dentro do mapa”, contou o
gerente de projetos Leonardo Eloi.
Se depender de um grupo de cinco programadores, o cidadão ao fazer uma
reclamação na Central 1746 poderá acompanhar todas as etapas do processo
pela internet. Será possível ainda compartilhar o problema e mobilizar a
vizinhança.
“Tem uma rua que está com buraco, certo? Os vizinhos vão poder ver
aquilo e apoiar aquele problema que aquela pessoa tem”, disse Harrisson
Souza, engenheiro de computação.
Uma dupla de cariocas adotou uma outra estratégia: sigilo absoluto.
Ninguém, nem os organizadores do evento, sabiam o que eles estavam
preparando. “Essa luz foi proposital para que ninguém conseguisse
enxergar o que a gente estava desenvolvendo aqui”, contou um dos
participantes do concurso.
[Globo]
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