29 de maio de 2009

Internet

Qual navegador usar?

por: Igor Santos
Tecg. em Redes de Computadores


No Brasil, 75% dos internautas utilizam o MS Internet Explorer (IE) para navegar na internet, mas essa porcentagem já foi bem maior. Em 2003 97% dos computadores tinham como navegador padrão o aplicativo da poderosa Microsoft.


Nos últimos anos o IE encontrou um forte concorrente, o Firefox. Com a proposta de maior segurança, velocidade e confiabilidade, o navegador da Mozilla vem ganhando espaço dentro de empresas e residências no mundo todo. No início, a falta de compatibilidade era o fator determinante para que os internautas não adotassem o navegador como padrão, mas hoje já está mais que comprovado que o Firefox pode substituir o IE sem nenhum problema.

Com inovações como abrir janelas em abas (que mais tarde seria copiado pela Microsoft na versão 7 do IE) e opções de inclusão de plugins, como temas, dicionários, tradutores e até previsão metrológica, o Firefox entrou nos computadores de mais de 20% dos usuários comuns e em mais de 85% dos usuários que tem relação com a área de TI.
Vejamos as principais características do Firefox:

Navegação por abas (guias)
O Firefox foi o primeiro a usar esse tipo de abertura de páginas. Esse recurso permite abrir várias paginas em uma mesma janela do seu navegador. Evitando assim ter que abrir vários navegadores (um para cada página). Assim o micro economiza memória e fica mais estável.

Facilidade de uso
Pra quem está acostumado ao IE e não quer mudar por que tem medo de não se adaptar, não se preocupe. O Firefox utiliza praticamente os mesmos comandos do IE, os ícones e menus são de fácil entendimento e ainda possui recursos evidentemente voltados para novos usuários.

Segurança
Eu considero esta a principal característica do Firefox. Um dos aspectos que tornam o Firefox mais seguro é o fato de sua programação ser baseada em extensões. Em vez do navegador vir cheio de extensões (muitas vezes a maioria inútil) que podem conter códigos maliciosos é o próprio usuário que escolhe o que quer adicionar através da seleção de extensões (plugins). Assim, se ele vier a desconfiar de algum deles basta removê-lo e o problema estará resolvido. Além do mais, por ser menos popular, não se tornou o alvo principal dos “crackers”. 82% dos vírus da internet são voltados para o IE, já que é o mais utilizado.

Recursos simples
O Firefox também foi o primeiro a inovar com recursos simples, porém de extrema utilidade como barra de busca acoplada, possibilitando o usuário a fazer pesquisas (ex. Google) sem ter que abrir uma nova janela ou aba para isso, basta digitar o que você deseja que o navegador abrirá uma nova aba com o resultado da pesquisa, simples assim. Além de possuir bloqueador de pop-up instalado (o que não ocorre no IE, você tem que ativar) e sistema de busca em tempo real dentro da página, que encontra a palavra solicitada na pagina ao mesmo tempo que você a digita.

Bem amigos, estamos diante de um produto fenomenal. Uma vez que se acostuma a manejar o Firefox, se torna muito difícil (eu diria até impossível) voltar a utilizar o IE. O Firefox é tão bom que a Microsoft o usou como base para fazer a sua versão 7 do IE.

Portanto, baixem, instalem e experimentem. Mostrem ao mundo que vocês também estão antenados no mundo digital.


Gostaria de agradecer ao Blog C.F. pela oportunidade e dizer que o C.F. apoia e acompanha o avanço da tecnologia.

Quaisquer dúvidas mandem e-mail (
igorcpd@gmail.com), estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.