15 de maio de 2009

TV Digital - Tire suas duvidas

TV Digital e HDTV são a mesma coisa?
A transmissão digital não é necessariamente em alta definição (HD). Pode ter padrão standard (SD), com 480 linhas, ou chegar até 1080 linhas. A vantagem da transmissão digital, quando comparada à analógica, é que não tem chuviscos na imagem nem interferências no som. Se a transmissão digital for em SD, terá a mesma qualidade de um DVD. Se for em HD, terá qualidade muito superior, quase igual à do Blu-ray, a chamada alta definição.


Com a TV Digital vou poder assistir a meus programas em alta definição?
Para ver imagens em alta definição você precisa ter um televisor (LCD ou plasma) compatível com sinais Full-HD (1080p). Além disso, é necessário conectar um conversor compatível com o sinal digital. Se você não utiliza TV paga, deve ainda instalar uma antena UHF para captar os sinais das emissoras abertas.


Todos os programas transmitidos de forma digital são no formato 16:9?
Não, apenas os programas transmitidos em alta definição (HDTV) possuem o formato widescreen (16:9). Algumas emissoras ainda transmitem os programas em resolução standard e, nesse caso, o formato da tela será 4:3. Porém, na maioria dos TVs widescreen você pode fazer ajustes para eliminar as tarjas pretas que aparecem na tela.


As transmissões digitais terão o áudio estéreo ou 5.1?
De inicio, há poucos programas com áudio 5.1, que deverá ser mais freqüente em filmes, uma vez que eles já são produzidos com trilhas sonoras multicanal. Algumas emissoras oferece áudio multicanal em jogos de futebol. É natural que com o tempo mais programas passem a ser produzidos com áudio 5.1. A verdade é que captar áudio em 5.1 canais é um grande desafio para as emissoras, e por isso deverá ser um dos últimos benefícios da TV Digital a ser oferecidos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.