O Wii U, novo console da Nintendo, faz sua estreia no mercado
internacional em duas versões: 8 GB e 32 GB. Analisamos de perto as
especificações do aparelho e comparamos com o hardware do Xbox 360 e o do PlayStation 3 em termos de peso, CPU, placa gráfica, memória RAM, armazenamento, áudio, mídias, conexões e saídas de vídeo.
Wii U chega às lojas dos Estados Unidos e promete inovações na forma de jogar (Foto: Divulgação)
Peso
O primeiro de tudo em uma comparação é ver se este aparelho é mais leve
que os demais. Pelo visto, o Wii U é o mais leve dos três. O peso de
cada console é expresso em valores aproximados.
Wii U | 1,6 kg |
Playstation 3 | 2,1 kg |
Xbox 360 | 2,9 kg |
CPU
O processador é o coração de qualquer sistema eletrônico. Todos os três
videogames contam com chips fabricados por empresas como IBM, AMD, Sony
e Toshiba, que os adaptam para suas necessidades. No caso do Wii U, o
processador está junto com a aceleração gráfica.
Wii U | Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3GHz (com processamento de 260 Gflops) |
PlayStation3 | Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup), rodando a 3.2GHz (com processamento de 230 Gflops) |
Xbox 360 | Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops |
Placa Gráfica
Enquanto o Xbox 360 e o PlayStation 3 têm placas com memória de vídeo
de 256 MB GDDR3, que aumentam de acordo com a memória RAM disponível, o
Wii U tem 1 GB de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo
Radeon HD 5000.
Wii U |
AMD Radeon de alta definição 1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema (processamento e potência em números não foi divulgado) |
PlayStation 3 |
Modelo Nvidia RSX de 550 MHz 256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema) 22,4 Gbps de banda |
Xbox 360 |
Modelo ATI Xenos de 500 MHz 256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema) (mais 10 MB eDRAM) 21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM) |
Memória RAM
Os sistemas mais antigos da Sony e da Microsoft perdem disparado para o
Wii U por conterem de um quarto à metade da memória RAM que o console
da Nintendo tem.
Wii U |
2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema (1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU) |
PlayStation 3 |
256 MB RAM XDR 3,2 GHz de velocidade 25,6 Gbps de largura de banda |
Xbox 360 |
512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU) 700 MHz de velocidade 22,4 Gbps de largura de banda |
Componente MCM, CPU e GPU (Foto: Divulgação)
Armazenamento
Assim como o Xbox 360, será possível utilizar pen-drives para aumentar a
capacidade de armazentamento do aparelho da Nintendo. Mas não se
empolgue. Este recurso deixa o acesso dos arquivos, como jogos, bem
lentos, já que a porta é USB 2.0.
Wii U |
HDD 8 GB (Básico) ou 32 GB (Deluxe) 10000 RPM Suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB |
PlayStation 3 |
12, 250 ou 500 GB HDD (Modelos Super Slim) 5400 RPM Aceita HDs USB externas |
Xbox 360 |
HDD 320 (Elite) e 250 GB ou 4 GB SSD (Arcade) 5400 RPM Aceita pen-drives USB de até 32 GB e HDs externas |
Áudio
O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com a saída de áudio ótico, recuso
que deixa a qualidade do som ainda mais superior do que quando utilizado
apenas o cabo HDMI. Como o Wii U não irá aceitar CDs de música e não se
sabe ainda se terá algum serviço de música exclusivo, o jeito é
continuar usando os aparelhos da concorrência para isso.
Wii U |
Analógico Estéreo Digital 5.1 LPCM |
PlayStation 3 |
Analógico Estéreo Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM |
Xbox 360 |
Analógico Dolby Pro-Logic II Digital 5.1 Dolby Digital |
Serviço da Xbox Live Music chegou recentemente ao Brasil (Foto: Divulgação)
Mídias
A mídia utilizada no Wii U tem 25 GB, mas não é um Blu-Ray, e sim uma
patente própira da Nintendo. O principal motivo para sua utilização será
o combate à piratara.
Wii U |
Aceita discos do Wii (menos do GameCube) Leitura de dados a 22 MB/s (Mídia especial do Wii U, baseado em Blu-Ray) 25 GB de espaço em disco |
PlayStation 3 |
Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray) 25 GB de espaço em disco de uma camada 50 GB em disco de dupla camada |
Xbox 360 |
Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD) 7 GB de espaço em disco de dupla camada |
Conexões
Em relação às conexões de rede, podemos atestar pela qualidade dos
serviços mostrados pela Sony com a PSN e a Microsoft com a Live ao longo
de todos seus anos de funcionamento que a Nintendo ainda vai ter muito
trabalho pela frente para igualar seu serviço com a concorrência.
Sobre as conexões de acessórios, o Wii U tem quatro entradas USB
escondidas por uma porta retrátil. A versão transparente do console
mostra todos os componentes do aparelho.
Wii U |
Cartão de memória SD (suporta SDHC) USB 2.0 ports (2 na parte frontal, 2 na traseira) Entrada da Barra de Sensor Entrada AV Multi Out Entrada HDMI 1.4 Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n |
PlayStation 3 |
2 entradas USB 2.0 (frontais) Entrada HDMI 1.4 Entrada AV Multi Out Entrada áudio Digital Out (Optical) Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n |
Xbox 360 |
2 entradas USB 2.0 (frontais) Entrada HDMI 1.4 Entrada AV Multi Out Entrada áudio Digital Out (Optical) Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n |
A versão transparente do Wii U ainda será anunciada pela Nintendo (Foto: Divulgação)
Saída e vídeo
Pela primeira vez em muitos anos, será possível jogar grandes franquias
da Nintendo com gráficos em alta definição, explorando todo o potencial
do colorido mundo de Mushroom Kingdom nas aventuras do Mario e a
fabulosa terra de Hyrule, em um próximo (e muito aguardado) jogo da
franquia Zelda.
Wii U |
Suporta resoluções 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI e todos da geração Wii: D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto |
PlayStation3 |
Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576p e 480p. Compatibilidade com HDMI, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto |
Xbox 360 |
Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576i e 480p. Conexões compatíveis incluem HDMI, VGA, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto |
[Techtudo] |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.