Aproximadamente 85% dos televisores de tela plana produzidos em 2016
terão conexão à internet. A projeção do Gartner indica que existirão 198
milhões de smart TVs no mercado daqui a quatro anos, o que, se
confirmado, representará um aumento de 186% na comparação com os 69
milhões de aparelhos produzidos neste ano em todo o mundo.
Apesar disso, analistas acreditam que apenas o atrativo da internet não
será capaz de estimular a demanda. Os fabricantes de televisores devem
reconhecer a necessidade de ofertas variadas para diferenciar os
aparelhos da concorrência — o que abre espaço para o desenvolvimento de
software e aplicativos.
"No fim das contas, a escolha será sobre o conteúdo. Os consumidores se
perguntarão quais serviços de internet estarão disponíveis na TV, se
são sites de valor para o usuário, se poderão usar smartphones ou
tablets com a plataforma da televisão", afirma Paul O'Donovan, analista
de pesquisa do Gartner. "É crítico para a indústria durante o atual
período de incertezas na economia mundial e de queda na confiança dos
consumidores sustentar vendas e manter o crescimento de participação de
mercado, especialmente em mercados emergentes", completa Donovan.
A consultoria define smart TVs como aparelhos com possibilidade de
fazer buscas por conteúdos de vídeo na internet e exibi-los ao
consumidor. Pode ou não incluir um navegador, mas há a funcionalidade de
adicionar aplicativos por meio de uma loja de downloads operada ou pelo
fabricante ou por outra empresa. Entre as opções de smart TV há também a
interatividade com transmissões ao vivo e até mesmo a conectividade com
outros dispositivos como smartphones, tablets ou PCs.
O conteúdo acessado nas smart TVs pode ser proveniente da web por banda
larga, transmissões via satélite ou terrestre, além de internet
protocol TV (IPTV) de set-top boxes.
Para o Gartner, o mercado de TVs está evoluindo de modo com que o
aparelho seja um dos componentes centrais dos eletrônicos domésticos.
"Com a conectividade a smartphones e tablets também existe a
possibilidade de acessar o conteúdo em um dispositivo móvel e exibi-lo
na TV. Para os fabricantes de telas planas que também produzem esses
aparelhos, a vantagem de marketing é o aprendizado do consumidor, muito
mais fácil", conclui O'Donovan.
Em 2013, a projeção é de que sejam embarcados 108 milhões de smart TVs em todo o mundo.
[Telaviva]
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