Os
serviços de IPTV (televisão via internet) têm alto potencial de crescimento no
Brasil nos próximos anos. Pelo menos, é dessa forma que estão sendo
encarados pelas programadoras e operadoras de banda larga e TV por assinatura e
também pelos fornecedores de equipamentos e acessórios nesse segmento.
Um
dos principais responsáveis pelo fenômeno é o aumento da procura pelos chamados
serviços VoD (video-on-demand), hoje utilizados por quase todas as operadoras,
além da locação virtual de filmes e séries de TV, através de empresas como
Netflix. Observadas antes com preocupação, especialmente no setor de TV por
assinatura, serviços como o da Netflix podem, na verdade, estimular o
crescimento do setor. É o que sugere, por exemplo, um estudo da consultoria
Pyramid Tech, publicado recentemente.
“Enquanto
o IPTV continua a ser premium, pois requer que os assinantes comprem
pacotes mais caros, o serviço OTT (over-the-top) é mais flexível e exige apenas
uma boa conexão de banda larga”, explica Daniele Tricarico, responsável pela
análise. Com base nessa comparação, a empresa acredita que as operadoras serão
forçadas a investir e melhorar seus serviços de IPTV.
Esse
tipo de investimento já está sendo feito, de acordo com outra consultoria, a
Dataxis. Em um estudo de dois anos, a empresa concluiu que o número de usuários
de serviços IPTV deve saltar 800% até 2017, alcançando cerca de 4 milhões.
Segundo essa mesma pesquisa, no Brasil os usuários de IPTV representarão 9% da
base total de assinantes da TV paga.
[HT]
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