12 de dezembro de 2012

Serviços sob demanda estimulam IPTV no Brasil



Os serviços de IPTV (televisão via internet) têm alto potencial de crescimento no Brasil nos próximos anos. Pelo menos, é dessa forma que estão sendo encarados pelas programadoras e operadoras de banda larga e TV por assinatura e também pelos fornecedores de equipamentos e acessórios nesse segmento.

Um dos principais responsáveis pelo fenômeno é o aumento da procura pelos chamados serviços VoD (video-on-demand), hoje utilizados por quase todas as operadoras, além da locação virtual de filmes e séries de TV, através de empresas como Netflix. Observadas antes com preocupação, especialmente no setor de TV por assinatura, serviços como o da Netflix podem, na verdade, estimular o crescimento do setor. É o que sugere, por exemplo, um estudo da consultoria Pyramid Tech, publicado recentemente. 

 “Enquanto o IPTV continua a ser premium, pois requer que os assinantes comprem pacotes mais caros, o serviço OTT (over-the-top) é mais flexível e exige apenas uma boa conexão de banda larga”, explica Daniele Tricarico, responsável pela análise. Com base nessa comparação, a empresa acredita que as operadoras serão forçadas a investir e melhorar seus serviços de IPTV. 

Esse tipo de investimento já está sendo feito, de acordo com outra consultoria, a Dataxis. Em um estudo de dois anos, a empresa concluiu que o número de usuários de serviços IPTV deve saltar 800% até 2017, alcançando cerca de 4 milhões. Segundo essa mesma pesquisa, no Brasil os usuários de IPTV representarão 9% da base total de assinantes da TV paga.


[HT]

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