Já
não há mais dúvidas entre os especialistas: os chamados TVs Smart, que oferecem
acesso à internet e uma série de aplicativos fora da programação tradicional
das emissoras, vieram mesmo para ficar. E, neste final de ano, quando muita
gente irá comprar um TV novo, exibir a novidade passou a ser estratégico para
os principais fabricantes.
Telas
grandes, com altíssima qualidade de imagem e uma infinidade de apps à
disposição do usuário, são a maior aposta da indústria. Além dos TVs 4K,
recém-lançados por Sony e LG, mas ainda com preços muito altos, as marcas mais
conhecidas estão recheando as lojas com TVs smart. Empresas como Samsung, Sony
e Philips adotaram essa plataforma em todas as suas linhas.
"Nosso
novo TV de 75 polegadas é a representação daquilo que acreditamos como
tendência para os próximos anos: interatividade, design e tela grande",
diz André Sakuma, gerente de TVs da Samsung. De fato, o modelo UN75ES9000, com
design em ouro rosado e apenas 7,9mm de espessura, é um dos mais avançados à
venda no Brasil. Seu preço sugerido (R$ 25.999) não parece estar
assustando os consumidores que buscam telas grandes.
Trata-se
do primeiro TV que oferece a possibilidade de atualização de hardware. Segundo
a Samsung, está sendo vendido à parte um kit chamado Evolution que garante
quatro atualizações, uma por ano, nos próximos quatro anos. "Assim, esse
aparelho nunca estará defasado ", garante Sakuma.
LG
e Sony também prometem ampliar mais ainda a oferta de aplicativos (já são mais
de 700 deles, disponíveis nos TVs das diversas marcas). O desafio, porém, é
fazê-lo de forma amigável, sem assustar o usuário. "Temos uma grande
vantagem, que é o Magic Remote", diz Fernanda Summa, gerente de marketing
da LG, referindo-se ao controle remoto exclusivo da empresa, que permite
navegar pela tela do TV como se faz com um mouse de computador, além de possuir
microfone e sensor de movimentos. "É uma experiência completamente
diferente para o usuário", diz ela.
Segundo
Maarten de Vries, CEO da TP Vision, joint-venture entre a Philips e a chinesa
TPV, a plataforma Smart já representa 80% dos TVs comercializados pela empresa
em todo o mundo. No Brasil, esse percentual atualmente é de 50%, mas deve
chegar a 80% em 2013. Os modelos recém-lançados pela Philips no Brasil, em
tamanhos de 32" a 46", oferecem uma primeira experiência smart: uma
tecla de acesso direto aos vídeos do YouTube, que são o aplicativo preferido
entre usuários de todas as marcas de TVs. “Um de nossos pilares é aumentar a
interatividade entre o consumidor e nossos TVs”, diz De Vries.
[HT]
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