Com
a chegada do Blu-ray, há cinco anos, a indústria decidiu padronizar a interface
HDMI para transmitir áudio de oito canais e vídeo Full HD. Como já prevíamos,
as conexões analógicas estão aos poucos sendo eliminadas dos equipamentos A/V.
A
primeira delas é a S-Video, que há um bom tempo não faz parte do painel
traseiro da grande maioria dos receivers – exceto Cambridge, Nad (alguns
modelos), Rotel e Sherwood). Herança dos videocassetes Super
VHS, videolasers, filmadoras (miniDV e Hi8) esse conector permite transmitir
cor e luz de forma separada e imagens de até 400 linhas de resolução.
A
segunda é o conjunto de terminais RCA de áudio (5.1 ou 7.1CH) comum em outra
época em DVD players e Blu-ray players com decoders de áudio (DD/DTS), além de
leitores de formatos multicanal de alta resolução – Super Audio CD e DVD-Audio.
Até pouco tempo, todos os receivers traziam entradas 5.1, porém, hoje começam a
ser esquecidas por boa parte dos fabricantes, como Denon, Onkyo e Yamaha.
Embora
ainda sejam encontradas em quase todas as fontes de vídeo, as entradas vídeo
componente já estão vindo num número reduzido em muitos receivers, enquanto que
alguns modelos já deixaram de trazer esse tipo de conexão. Importante: quase
todos os Blu-ray players lançados este ano só liberam sinais de vídeo HD pelo
conector HDMI (veja mais detalhes aqui),
numa tentativa de dificultar cópias de conteúdos não autorizados e a pirataria.
Uma
situação inversa ocorre com a conexão Phono, usada para ligar toca discos, que
chegou a ser extinta em muitos receivers, mas agora presente em diversos
modelos. Bom para o público audiófilo, colecionador e dee jay que apostou no
ressurgimento do vinil.
[Planetech]
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